Publicações

  • Casa dos Objetos Mágicos - Salvador/BA

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O Programa Monumenta patrocinou a instalação da Casa dos Objetos Mágicos no Forte do Barbalho, em Salvador, um monumento histórico que data da primeira metade do século 17. Salvador também é a terra do candomblé e de seus orixás. Em 2006, foi realizado um curso de arte-educação destinado a ensinar a fabricação de grande variedade de ornamentos sagrados dos rituais do candomblé, conhecidos como ferramentas dos orixás, promovendo o resgate e a preservação de um item importantíssimo do patrimônio cultural da sociedade brasileira.

  • Contadores de Estórias - Paraty/RJ

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 60

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O teatro de bonecos é a manifestação artística que, talvez, tenha nascido na idade da pedra. No Brasil, as primeiras marionetes provavelmente foram utilizadas para representar figuras da Bíblia, durante festas religiosas, a partir do século 18. Na mesma época, surgiram os tradicionais mamulengos, teatros de fantoches nordestinos. Em Paraty (RJ), o Grupo Contadores de Estórias apresenta o espetáculo Em Concerto, desde 1994. O Programa Monumenta patrocinou o projeto Escolas no Teatro Espaço, em 2006, para jovens paratyenses de escolas públicas.

  • Museu do Mar - São Francisco do Sul/SC

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 76

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O Museu Nacional do Mar, no Estado de Santa Catarina, é uma instituição criada para preservação do patrimônio naval brasileiro. Possui, em sua coleção, duas centenas de embarcações e cada uma delas traz, em sua arquitetura, contribuições técnicas de diversos povos, inclusive das populações indígenas do Brasil. O Programa Monumenta realizou o 1º. Seminário do Patrimônio Naval Brasileiro e apoiou a criação de maquetes das embarcações, ricas em detalhes.

  • Festival de Poesia de Goyaz - Cidade de Goiás/GO

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 80

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A cidade histórica de Goiás (GO) foi, durante muito tempo, a capital do Estado e se tornou conhecida como “a terra de Cora Coralina”. Generosa, a poetisa natural dessa cidade sempre quis compartilhar as belezas de Goiás e lançou um convite ao mundo, de modo cativante: “Poetas e pintores, românticos, surrealistas, concretistas, cubistas, eu vos conclamo. Vinde todos cantar, rima em versos, bizarros coloridos, os becos e minha terra”. O Programa Monumenta patrocinou o primeiro Festival de Poesia de Goyaz, em 2006

  • Patrimônio Vivo - Pelotas/RS

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 116

    Publicação: IPHAN/Programa Monumenta

    Durante o século 19, Pelotas, no Rio Grande do Sul, se orgulhava dos espetáculos de ópera apresentados por companhias europeias, na cidade. Em 2004, a Sociedade Pelotense Música pela Música formou a orquestra filarmônica, uma iniciativa que prosperou exigindo muito esforço de todos envolvidos e recebeu apoio do Programa Monumenta, por meio do projeto Música Patrimônio Vivo.

  • Praça da Alfândega - Porto Alegre/RS

    Autor: Iphan Edição: 2007 Páginas: 108

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Como outras capitais brasileiras, Porto Alegre sofreu intenso processo de urbanização a partir do século 20, que acarretou a perda de parte de seu patrimônio histórico com a demolição de edifícios antigos que deram lugar a ruas, avenidas ou as novas construções. Em período recente, as administrações municipais procuraram valorizar ainda mais o centro histórico, e o Iphan/Programa Monumenta desenvolveu várias atividades na área da promoção, educação patrimonial, formação profissional e de capacitação apresentadas nesta publicação. 

  • Artes do Mar – Laguna/SC

    Autor: Iphan Edição: 2009 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A fundação da cidade de Laguna, no litoral sul catarinense, foi determinada quase 200 anos antes de acontecer. Portugueses e espanhóis não pensavam nisso quando assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. Segundo o Tratado, o local onde fica a cidade marcava o limite meridional das possessões lusitanas na América. Data do século XIX, a maioria das construções de interesse histórico, concentradas na área tombada, em 1985. O patrimônio histórico de Laguna tem forte apelo turístico, ao lado de praias e sítios arqueológicos deixados por indígenas, primeiros habitantes do lugar.

  • Os Sabores de Mariana - Mariana/MG

    Autor: Iphan Edição: 2009 Páginas: 100

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Mariana, fundada em julho de 1696, no início do ciclo do ouro em Minas Gerais, é uma das cidades históricas mais importantes do Brasil. A culinária do município, colocada em segundo plano durante anos, corria o risco de perder, definitivamente, muitas receitas – herança saborosa que vinha sendo passada de geração a geração. O cardápio tradicional voltou à mesa do cidadão marianense. 

  • O Festival de Artes - Areia/PB

    Autor: Iphan Edição: 2005 Páginas: 92

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    O povoado precursor da cidade de Areia, na Paraíba, começou a se formar por volta de 1700, no alto da serra da Borborema, a cerca de 120 km de João Pessoa. Era um local de descanso para boiadeiros e tropeiros que precisavam vencer a cadeia montanhosa e levar gado e mercadorias no trajeto entre o litoral e o interior da província. Em 1847, nascia a Banda Abdon Milanez – a mais antiga da Paraíba e, em 1859, foi construído o Teatro Minerva, o mais antigo do Estado.

  • Salvaguarda do Patrimônio - Ouro Preto/MG

    Autor: Iphan Edição: 2008 Páginas: 96

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma cidade histórica que reúne cerca de mil edificações do período colonial em seu acervo arquitetônico. O Iphan/Programa Monumenta contribuiu com o processo de preservação cultural da cidade, com a restauração de grande número de edificações históricas. Apoiou projetos destinados a salvaguardar o patrimônio imaterial de Ouro Preto e arredores, a formar mão de obra especializada em construções históricas, além de promover iniciativas ´de educação patrimonial.

Registros encontrados: 543

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin