Publicações
-
O canto das garças me contou
Autor: Aline Silva Lima e Patrícia Pereira Xavier (organização) Edição: 1a Páginas: 122O livro O Canto das Garças me Contou é parte dos esforços do IPHAN em divulgar o patrimônio cultural de um dos municípios cearenses, Acaraú, para os jovens e professores da rede pública. Nele há narrativas contadas pelos moradores locais, retratando muitas histórias e memórias coletadas em entrevistas e rodas de conversa, valorizando a cultura material e imaterial, do sertão ao litoral.
-
O canto das garças me contou: manual do professor
Autor: Aline Silva Lima e Patrícia Pereira Xavier (organização) Edição: 1a Páginas: 42O livro O Canto das Garças me Contou é parte dos esforços do IPHAN em divulgar o patrimônio cultural de um dos municípios cearenses, Acaraú, para os jovens e professores da rede pública. Nele há narrativas contadas pelos moradores locais, retratando muitas histórias e memórias coletadas em entrevistas e rodas de conversa, valorizando a cultura material e imaterial, do sertão ao litoral. No manual do professor, há propostas de atividades para os educadores desenvolverem a interpretação dos textos de forma lúdica, valorizando o patrimônio cultural de ontem e hoje daquela região, ajudando na preservação desse patrimônio para futuras gerações.
-
Educação patrimonial no centro histórico de Laguna
Autor: organização Ana Paula Cittadin, Carla Ferreira Cruz, Renata Lais Bogo Edição: 2020 Páginas: 28A educação patrimonial defendida pelo Iphan é realizada por meio de processos pedagógicos dialógicos, nos quais as referências culturais são utilizadas como temáticas geradoras para reflexão e ação rumo à preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Este livreto foi elaborado a fim de atender a demanda de professores de Laguna por material sobre as referências culturais da cidade, a qual possui Centro Histórico tombado em nível federal pelo Iphan.
Este é o primeiro livreto que elaboramos a fim de preencher essa lacuna, esperamos que ele seja útil e certamente aprimoraremos as próximas versões a partir do retorno sobre o seu uso em sala de aula. Desta forma, sugestões e comentários podem ser enviados para tecnica.sc@iphan.gov.br e escritório.laguna@iphan.gov.br. -
Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina/PR
Autor: organização Moisés Julierme Stival Soares e Lia Mity Ono Edição: 2018 Páginas: 20Todos somos responsáveis pelo Patrimônio Cultural de nossas comunidades e devemos cuidar para que ele seja preservado como herança para as futuras gerações. As ações podem ser simples, começando pela nossa própria casa, nossa rua, nosso bairro e cidade. Nesse sentido, o presente material compartilha os valores e qualidades a serem preservados no Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina pelo tombamento federal, bem como, orientar sobre o relacionamento respeitoso e os cuidados que devem existir entre os prédios do passado e a comunidade.
-
Caderno de Educação Patrimonial Centro Histórico de Paranaguá
Autor: organização Lia Ono Edição: 1ª edição Páginas: 25Esta publicação tem por objetivo compartilhar com os moradores de Paranaguá e demais leitores algumas informações sobre o Conjunto Histórico de Paranaguá, tombado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - lphan. Além do centro histórico, o Fandango Caiçara também foi registrado e reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2012.
-
Ilha do Mel: Eu vou lá, eu
Autor: Iphan PR Edição: 1ª edição Páginas: 34Este livro é resultado do projeto “Patrimônio nota 10!” – iniciativa de educação patrimonial promovida pela Superintendência do Iphan – PR. Em novembro de 2009, nas escolas das comunidades de Encantadas e Brasília, trabalhou-se noções de patrimônio cultural e a importância de conhecer, respeitar e saber contar a própria história.Esta obra feita a partir da visão de jovens e crianças é um convite para o leitor descobrir a história e a cultura da Ilha do Mel.
-
Catálogo - Exposição Preservar Igarassu
Autor: textos de Romero de Oliveira e Silva Filho Edição: 2015 Páginas: 32Com a mostra “Preservar Igarassu”, a partir de uma perspectiva histórica, antropológica, arquitetônica e museológica, a Superintendência do Iphan em Pernambuco, por meio do seu Escritório Técnico em Igarassu, busca reafirmar o paradigma atual de participação coletiva nos temas relativos ao patrimônio cultural num dos mais significativos sítios históricos do país. Particularmente, o diálogo com o campo pedagógico tem lugar de destaque, no sentido de fortalecer as políticas de educação patrimonial e o trabalho dentro do espírito de Casa do Patrimônio.
-
Roteiros Nacionais de Imigração: Santa Catarina - Vol. 2 - O Patrimônio do Imigrante
Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 342Publicação: Iphan
Propõe o desenvolvimento de uma política de amplo reconhecimento e proteção. Partindo das pequenas propriedades rurais, estudando as casas que abrigavam as famílias, os ranchos que viabilizavam a subsistência, os núcleos rurais e os centros urbanos, o projeto busca proteger as evidências maiores do extraordinário ciclo migratório ocorrido no Brasil. O patrimônio cultural dos imigrantes que se deslocaram para Santa Catarina durante os séculos XIX e XX, em especial entre 1850 e 1930, é de importância mundial.
-
Roteiros Nacionais de Imigração: Santa Catarina - Vol. 1
Autor: Dalmo Vieira Filho e Maria Regina Weissheimer Edição: 2011 Páginas: 118Publicação: Iphan
Este trabalho mostra o processo imigratório instaurado em todo o Brasil a partir do século XIX, que resultou no crescimento populacional com o incremento etnográfico e o desenvolvimento econômico de muitas regiões que estavam, às margens do processo colonizador. O fluxo migratório, que durou mais de um século, determinou os traços econômicos e culturais da região sul.
-
Caderno de Diretrizes Museológicas - 2ª Edição
Autor: Departamento de Museus do Iphan Edição: 2006 Páginas: 152Publicação: Iphan/Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais
Este caderno apresenta noções conceituais sobre Museologia, documentos históricos, modelos de leis que criam museus, além do Estatuto da Associação dos Amigos do Museu Guinard como exemplo para criação de associações semelhantes e muito mais.