Publicações
-
Caderno de Educação Patrimonial Centro Histórico de Paranaguá
Autor: organização Lia Ono Edição: 1ª edição Páginas: 25Esta publicação tem por objetivo compartilhar com os moradores de Paranaguá e demais leitores algumas informações sobre o Conjunto Histórico de Paranaguá, tombado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - lphan. Além do centro histórico, o Fandango Caiçara também foi registrado e reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2012.
-
Ilha do Mel: Eu vou lá, eu
Autor: Iphan PR Edição: 1ª edição Páginas: 34Este livro é resultado do projeto “Patrimônio nota 10!” – iniciativa de educação patrimonial promovida pela Superintendência do Iphan – PR. Em novembro de 2009, nas escolas das comunidades de Encantadas e Brasília, trabalhou-se noções de patrimônio cultural e a importância de conhecer, respeitar e saber contar a própria história.Esta obra feita a partir da visão de jovens e crianças é um convite para o leitor descobrir a história e a cultura da Ilha do Mel.
-
Catálogo - Exposição Preservar Igarassu
Autor: textos de Romero de Oliveira e Silva Filho Edição: 2015 Páginas: 32Com a mostra “Preservar Igarassu”, a partir de uma perspectiva histórica, antropológica, arquitetônica e museológica, a Superintendência do Iphan em Pernambuco, por meio do seu Escritório Técnico em Igarassu, busca reafirmar o paradigma atual de participação coletiva nos temas relativos ao patrimônio cultural num dos mais significativos sítios históricos do país. Particularmente, o diálogo com o campo pedagógico tem lugar de destaque, no sentido de fortalecer as políticas de educação patrimonial e o trabalho dentro do espírito de Casa do Patrimônio.
-
Roteiros Nacionais de Imigração: Santa Catarina - Vol. 2 - O Patrimônio do Imigrante
Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 342Publicação: Iphan
Propõe o desenvolvimento de uma política de amplo reconhecimento e proteção. Partindo das pequenas propriedades rurais, estudando as casas que abrigavam as famílias, os ranchos que viabilizavam a subsistência, os núcleos rurais e os centros urbanos, o projeto busca proteger as evidências maiores do extraordinário ciclo migratório ocorrido no Brasil. O patrimônio cultural dos imigrantes que se deslocaram para Santa Catarina durante os séculos XIX e XX, em especial entre 1850 e 1930, é de importância mundial.
-
Roteiros Nacionais de Imigração: Santa Catarina - Vol. 1
Autor: Dalmo Vieira Filho e Maria Regina Weissheimer Edição: 2011 Páginas: 118Publicação: Iphan
Este trabalho mostra o processo imigratório instaurado em todo o Brasil a partir do século XIX, que resultou no crescimento populacional com o incremento etnográfico e o desenvolvimento econômico de muitas regiões que estavam, às margens do processo colonizador. O fluxo migratório, que durou mais de um século, determinou os traços econômicos e culturais da região sul.
-
Caderno de Diretrizes Museológicas - 2ª Edição
Autor: Departamento de Museus do Iphan Edição: 2006 Páginas: 152Publicação: Iphan/Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais
Este caderno apresenta noções conceituais sobre Museologia, documentos históricos, modelos de leis que criam museus, além do Estatuto da Associação dos Amigos do Museu Guinard como exemplo para criação de associações semelhantes e muito mais.
-
MUSAS - Revista Brasileira de Museus e Museologia - Nº 3
Autor: Mário de Souza Chagas e Cláudia M. P. Storino Edição: 2007 Páginas: 184Publicação: IPHAN/Depto. de Museus e Centros Culturais
Como tecnologias ou ferramentas que articulam múltiplas temporalidades em diferentes cenários socioculturais, como territórios que propiciam experiências de estranhamento e familiarização, como estes que devoram e re-significam o sentido das coisas, os museus operam como memórias e fazem parte das necessidades básicas dos seres humanos. Por este caminho, pode-se compreender que em todo e qualquer museu está presente o gênio humano, a indelével marca da humanidade.
-
MUSAS - Revista Brasileira de Museus e Museologia - Nº 2
Autor: José Neves Bittencourt e Mário Chagas Edição: 2006 Páginas: 202Publicação: IPHAN/Depto. de Museus e Centros Culturais
Apresenta um ensaio fotográfico, as seções Museu Visitado e MuseLânea, além da colaboração de 23 de autores que produziram de artigos, ensaios, resenhas e noticias. Entre os artigos publicados estão: O museu e o público jovem: imaginário de gerações (Elena Fioretti e Luís Fernando Lazzarin); O lugar da infância nos museus (Amalhene Baesso Reddig e Maria Isabel Leite); e Arte coletiva: um problema para arte-educadores? (Emerson Dionisio Gomes de Oliveira).
-
MUSAS - Revista Brasileira de Museus e Museologia - Nº 1
Autor: José Neves Bittencourt e Mário Chagas Edição: 2004 Páginas: 182Publicação: IPHAN/Depto. de Museus e Centros Culturais
Este primeiro número traz, sob a forma de dossiê, a importante contribuição dos brasileiros afiliados ao Comitê Internac ional para a Ação Educativa e Cultural (CECA) do Conselho Internacional de Museus (ICOM). É uma pequena mostra do momento fértil pelo qual passam os museus e a museologia do Brasil. Pode ser acessada por meio dos artigos de Marília Xavier Cury, Thais Gomes Fraga, Luciana Hussak van Valthem, Mário Chagas e Maria Cristina de Freitas Gomes.
-
Cartilha de orientação para proposição de Projetos de Trens Turísticos e Culturais
Autor: Ministério do Turismo/IPHAN Edição: 2010 Páginas: 32O presente documento fornece orientações práticas e objetivas para a apresentação de Projetos Turísticos e Culturais de Cunho Ferroviário no Brasil. Apresenta informações sobre as ferrovias no Brasil, diretrizes para o envio de projetos, bem como questionário de apoio e res. Respectivas instruções de preenchimento, para simplificar e dar celeridade aos trâmites necessários à aprovação desses projetos. Os procedimentos descritos nesta cartilha aplicam-se somente a projetos que culminem com a operação de trens turísticos e culturais de passageiros, com ou sem solicitação de recursos financeiros provenientes do governo federal.