Livro sobre Sistemas Agrícolas Tradicionais no Brasil está disponível online
Publicação é resultado de parceria entre Iphan, BNDES, Embrapa e FAO
O Brasil possui hoje mais de 230 povos indígenas e aproximadamente três mil comunidades quilombolas já foram identificadas pelo país. Somam-se aos indígenas e quilombolas mais de 20 povos e comunidades tradicionais dentre pescadores artesanais, quebradeiras de coco, fundo de pasto, faxinais, geraizeiros e vazanteiros.
Os dados estão apresentados no livro Sistemas Agrícolas Tradicionais do Brasil, lançamento da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), projeto que visa valorizar o diálogo de saberes entre o conhecimento tradicional e o científico. Reunindo relatos sobre as 15 experiências premiadas na primeira edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas de Salvaguarda e Conservação Dinâmica dos Sistemas Agrícolas Tradicionais, a publicação disponível online é fruto de uma parceria entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Embrapa, e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Dois capítulos da publicação tratam dos sistemas agrícolas tradicionais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil Iphan – o dos povos indígenas do Rio Negro, em 2010, e o do de Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, em 2018. Segundo a técnica do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI/Iphan), Natália Brayner, a salvaguarda desses sistemas visa assegurar a manutenção das práticas agrícolas tradicionais e a cultura alimentar secularmente desenvolvidas pelos indígenas e quilombolas detentores desses bens culturais. “A salvaguarda dos SATs está diretamente vinculada às políticas públicas de assistência técnica rural e ambientais que afetam os modos de vida tradicionais desses detentores, e, por essa razão, ações articuladas entre agentes públicos de diferentes setores e sociedade civil são extremamente relevantes e necessárias”, afirma.
As inscrições para a segunda edição do Prêmio BNDES-SAT estão abertas até o dia 31 de outubro.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
(61) 2024-5512- 2024-5513 - 2024-5531
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr