Centro-Oeste

Mosaico Conjuntos Urbanos Tombados - Região Centro-Oeste

A Região Centro-Oeste é um cenário de conjuntos urbanos que abrangem, em um extremo, os legados dos bandeirantes do século XVIII e, no outro, o modernismo que inspirou grandes mestres da arquitetura brasileira no planejamento e construção de Brasília. Para materializar uma aspiração histórica da Nação brasileira, a construção da Capital do Brasil reuniu o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, os arquitetos Oscar Niemeyer e Lucio Costa, além de milhares de trabalhadores de todas as regiões do País. Inaugurada em 1960, Brasília promoveu a integração do território brasileiro e a interiorização do desenvolvimento, e recebeu o título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco, em 1987. 

Em Goiás, destacam-se as cidades que tiveram em sua origem a busca por ouro e a exploração das jazidas encontradas. A cidade de Goiás (antiga Vila Boa) testemunhou a ocupação e colonização do Brasil Central, nos séculos XVIII e XIX, e suas origens estão intimamente ligadas à história dos bandeirantes. Possui um extraordinário patrimônio que conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original.  Corumbá de Goiás é outra cidade cuja origem remonta à mineração de ouro descoberto por bandeirantes. O mesmo ocorreu com Pilar de Goiás e Pirenópolis. Dentre os conjuntos urbanos tombados a exceção é Goiânia, capital do Estado, que foi planejada e construída para atender à “Marcha para o Oeste”, estratégia desenvolvida no final dos anos 1930, durante o governo de Getúlio Vargas. 

Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a mineração do ouro e a decisão de garantir as fronteiras conquistadas por Portugal marcaram a fundação de suas principais cidades. Corumbá teve importante papel na definição dos limites territoriais com a América espanhola, em área de fronteira com o rio Paraguai. Cáceres, além de ser considerada um marco na estratégia de proteção, participou do desenvolvimento da região após a Guerra do Paraguai. Em Cuiabá, as disputas pelas fronteiras, os efeitos dessa guerra e a descoberta de ouro definiram os eixos de ocupação do povoado que daria origem à atual capital. Campo Grande cresceu sob a influência da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, muito importante para o desenvolvimento no Centro-Oeste brasileiro, no início do século XX. 


   

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin