Centro-Oeste
A Região Centro-Oeste é um cenário de conjuntos urbanos que abrangem, em um extremo, os legados dos bandeirantes do século XVIII e, no outro, o modernismo que inspirou grandes mestres da arquitetura brasileira no planejamento e construção de Brasília. Para materializar uma aspiração histórica da Nação brasileira, a construção da Capital do Brasil reuniu o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, os arquitetos Oscar Niemeyer e Lucio Costa, além de milhares de trabalhadores de todas as regiões do País. Inaugurada em 1960, Brasília promoveu a integração do território brasileiro e a interiorização do desenvolvimento, e recebeu o título de Patrimônio Cultural Mundial concedido pela Unesco, em 1987.
Cidades
Brasília (DF)
Corumbá de Goiás (GO)
Goiânia (GO)
Goiás (GO)
Pilar de Goiás (GO)
Pirenópolis (GO)
Campo Grande (MS)
Corumbá (MS)
Cáceres (MT)
Cuiabá (MT)
Em Goiás, destacam-se as cidades que tiveram em sua origem a busca por ouro e a exploração das jazidas encontradas. A cidade de Goiás (antiga Vila Boa) testemunhou a ocupação e colonização do Brasil Central, nos séculos XVIII e XIX, e suas origens estão intimamente ligadas à história dos bandeirantes. Possui um extraordinário patrimônio que conserva mais de 90% de sua arquitetura barroco-colonial original. Corumbá de Goiás é outra cidade cuja origem remonta à mineração de ouro descoberto por bandeirantes. O mesmo ocorreu com Pilar de Goiás e Pirenópolis. Dentre os conjuntos urbanos tombados a exceção é Goiânia, capital do Estado, que foi planejada e construída para atender à “Marcha para o Oeste”, estratégia desenvolvida no final dos anos 1930, durante o governo de Getúlio Vargas.
Nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a mineração do ouro e a decisão de garantir as fronteiras conquistadas por Portugal marcaram a fundação de suas principais cidades. Corumbá teve importante papel na definição dos limites territoriais com a América espanhola, em área de fronteira com o rio Paraguai. Cáceres, além de ser considerada um marco na estratégia de proteção, participou do desenvolvimento da região após a Guerra do Paraguai. Em Cuiabá, as disputas pelas fronteiras, os efeitos dessa guerra e a descoberta de ouro definiram os eixos de ocupação do povoado que daria origem à atual capital. Campo Grande cresceu sob a influência da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, muito importante para o desenvolvimento no Centro-Oeste brasileiro, no início do século XX.