Publicações
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Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - Volume I - 2005 a 2010
Autor: Rívia Ryker Bandeira de Alencar Edição: 2016 Páginas: 140Publicação: Iphan
O Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) é um dos instrumentos fundamentais para o alinhamento da atuação das esferas pública e privada nas ações de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. O objetivo é a promoção e a valorização e, sobretudo, a transmissão dos saberes relacionados às práticas culturais trabalhadas nos projetos. Os produtos gerados são distribuídos para as comunidades e grupos detentores dos bens culturais, além de bibliotecas públicas, escolas, entre outras instituições, visando uma ampla divulgação de informações sobre esses bens. Ao longo dos anos, os mais variados grupos sociais, em diversas localidades brasileiras, foram beneficiados pelos editais do PNPI.
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Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - Volume II - 2011 a 2015
Autor: Rívia Ryker Bandeira de Alencar Edição: 2016 Páginas: 148Publicação: Iphan
O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) têm contribuído, ao longo desses anos, para o aprimoramento das práticas de gestão adotadas pelo Iphan e instituições parceiras. A mobilização de comunidades e instituições públicas e privadas promovida pelo editais PNPI para o desenvolvimento de ações de salvaguarda vem ampliando a coordenação de esforços entre Estado e sociedade, propagando as diretrizes do Programa. Estas inicaitivas contribuem, também, para a difusão da diversidade do patrimônio cultural imaterial do País divulgando metodologias e conhecimentos técnicos, especificamente aqueles associados a inventários e mapeamentos culturais.
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Sentidos da Devoção
Autor: Iphan/Superintendência no Ceará Edição: 2013 Páginas: 264Publicação: Iphan
A Festa de Santo Antônio de Barbalha, no Ceará, chama atenção por seus elementos tão peculiares e, sobretudo, pela mescla entre elementos ditos sagrados e profanos. Chama atenção por sua bebida característica resente em todos os seus âmbitos – a cachaça –, fabricada em seus engenhos e consumida como elemento sagrado, levado em uma carroça que apresenta como título em seu carro-barril – “Cachaça do Sr. Vigário”.
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Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira
Autor: Maria Rosa Correia (organização) Edição: 2017 Páginas: 124Publicação: Iphan
A Mangueira trouxe para a Avenida, no carnaval 2017, uma temática que apela à alma, não só dos mangueirenses ou cariocas, mas de todo o povo brasileiro, ao falar da imensa diversidade de expressões culturais associadas à devoção popular. A religiosidade é marcada por versões locais e populares do catolicismo ibérico, das religiões africanas (especialmente aquelas da costa atlântica da África do Oeste e da África Central) e das indígenas. Não é o resultado de uma “mistura”, é um complexo formado por crenças e visões de mundo muito distintas entre si, mas que encontraram diversos pontos de contato e tradução.
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Um estudo sobre as Feiras Permanentes de Brasília
Autor: Angélica Madeira e Mariza Veloso Edição: 2007 Páginas: 80Publicação: Iphan/Superintendência no Distrito Federal
Em Brasília, mostra-se de forma evidente a intenção de planejamento generalizado da vida social. As funções principais da cidade – morar, trabalhar, divertir-se e circular – se dão de forma regular, previsível, setorizada, organizadas por siglas. Apesar da racionalidade que presidiu a ocupação dos espaços, muitos destes dispositivos do planejamento urbano foram alterados pelas populações que vieram de diversas partes do Brasil. Essas diferentes populações imprimiram padrões culturais trazidos de sua região de origem, dotando a cidade de núcleos e redes de relações humanas, novos espaços e, entre eles, as feiras. Este é o tema desta publicação.
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Capoeira em Roraima. Vou contar a minha história
Autor: Dagoberto Luís Ventura Mota, Jefferson Dias de Araújo e Márcio Akira Couceiro Edição: 1ª edição Páginas: 150Publicação: Iphan
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Prêmio BNDES de Boas Práticas para sistemas agrícolas tradicionais - 1ª edição
Autor: IPHAN Edição: IPHAN Páginas: 56Prêmio BNDES de Boas Práticas para sistemas agrícolas tradicionais - 1ª edição
O Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais (Prêmio BNDES SAT) tem o intuito de valorizar ações de boas práticas de salvaguarda e conservação de bens culturais imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos sistemas agrícolas tradicionais brasileiros. Trata-se de iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Esta publicação traz um resumo das 15 (quinze) ações premiadas na primeira edição do Prêmio (2017 /2018) e apresenta um mosaico da diversidade cultural presente nos sistemas agrícolas tradicionais brasileiros.
Edições Iphan
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Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil
Autor: Comunidades Iny Karajá Edição: Iphan Páginas: 167Como um meio de valorizar e promover a cultura, a arte e os mitos do povo indígena Karajá, assim como sua língua materna, denominada Inyrybè, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, no dia 28 de agosto de 2019, na Aldeia Buridina, em Aruanã/GO, o livro Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil, idealizado através de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e executado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG).
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Salomã Enore Nawe Deta : Salomã – espíritos celestes
Autor: Povo Enawene Nawe, Aldeia Halataikwa Edição: 1a Páginas: 80O livro-álbum Salomã – Enore Nawe Deta apresenta uma sucinta, mas significativa amostra da música ritual dos Enawene Nawe. Fruto de um longo trabalho que envolveu pesquisa e registro extensivo das práticas musicais e sonoras desse povo indígena, esta publicação reúne variadas instâncias da ritualística com foco específico na fase denominada Salomã. O livro apresenta informações históricas, antropológicas e etnomusicológicas sobre a música do Salomã, rito típico do início das chuvas, componente do ciclo do Yaokwa, enquanto o cartão pendrive contém uma seleção de 24 cantos rituais e dois filmes curtas-metragens.
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Mamulengos do distrito Federal: patrimônio Cultural do Brasil
Autor: Maria Vilar (organização) Edição: 2020 Páginas: 43O Catálogo do Mamulengo do Distrito Federal reúne histórias, enredos e trajetórias dos bonequeiros locais, bem como de outros artistas que colaboram na construção dessa arte registrada como bem imaterial brasileiro. O material foi construído pelos próprios bonequeiros e bonequeiras, desde o texto de cada um dos brincantes, passando pelo projeto gráfico, até a organização do conteúdo, com colaboração técnica do Iphan.