Publicações
-
Mapeamento e genealogia de mestres e/ou grupos de capoeira em Goiânia e região do entorno
Autor: elaboração TEMPVS Arqueologia e Patrimônio Cultural Edição: 2023 Páginas: 111A publicação apresenta o levantamento dos Grupos/Mestres de Capoeira, realizado durante os anos de 2021 e 2022, no município de Goiânia/GO e região do Entorno. O intuito, foi iniciar o processo de mapeamento dos Capoeiristas no Estado de Goiás, tendo como primeira etapa identificar quem são e onde estão os detentores dos bens culturais registrados pela Iphan, "Roda de Capoeira" e "Oficio dos Mestres de Capoeira" em Goiânia e alguns municípios vizinhos. Além do mapeamento, também tivemos o objetivo de compreender os percursos da transmissão dos saberes associados à Capoeira do local pesquisa, por isso se realizou a genealogia dos Mestres identificados.Essa ação é resultado de uma demanda da comunidade detentora e estava prevista no Plano de Salvaguarda da Capoeira em Goiás, que foi elaborado junto com os capoeiristas entre os anos de 2020 e 2021. -
Congo do Espírito Santo pesquisa e identificação
Autor: Coordenação Elisa Ramalho Ortigão e José Otávio Lobo Name Edição: 2022 Páginas: 40Em 2014, a Superintendência do Iphan no Espírito Santo, a reboque do processo de reconhecimento estadual do Congo como patrimônio imaterial e das investigações sobre as congadas mineiras, deu início a um levantamento preliminar das bandas de Congo no Espírito Santo. Em 2018, a pesquisa foi estendida para uma segunda etapa, através de um Termo de Execução Descentralizada assinado entre o Iphan e a Universidade Federal do Espírito Santo. A partir disso, ensejou-se uma pesquisa com vistas ao registro do Congo como patrimônio cultural brasileiro, coordenada pelos pesquisadores Elisa Ramalho Ortigão e José Otávio Lobo Name. A pesquisa etnográfica foi a base metodológica do estudo, de forma que as entrevistas e as festas fossem complementadas pelos conhecimentos advindos da convivência qualificada com o universo do congo.
-
Relatório Anual de Monitoramento das Ações de Salvaguarda de Bens Registrados: Ciclo 2023
Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 172A Coordenação de Monitoramento e Avaliação da Salvaguarda de Bens Registrados (COMAS/CGPS/DPI) espera que este relatório torne-se um material de apoio a agentes e gestores servindo à preservação da memória das ações de salvaguarda realizadas ao longo do ano monitorado; ao intercâmbio de conhecimento sobre as ações de salvaguarda desenvolvidas com aplicabilidade em outros Bens Culturais ou outras localidades; à execução de ações integradas ou ações complementares executadas por outros agentes culturais; e à produção de conteúdo institucional que demande informações compiladas sobre as ações de salvaguarda desenvolvidas para bens registrados executadas em 2023.
-
Compêndio das Ações de Balvaguarda de Bens Registrados Monitoradas em 2023
Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 235Este compêndio reflete o esforço de documentar de forma resumida, sistematizada e integrada as ações realizadas, apoiadas ou incentivadas pelo Iphan ao longo do ano. O seu conteúdo deriva das informações encaminhadas pelos técnicos deste Instituto por meio do preenchimento do formulário de monitoramento no Ciclo 2023 e descreve todas as ações de salvaguarda monitoradas, categorizando-as por Bem Registrado beneficiado e Unidade Federativa (UF) responsável pelo monitoramento. As descrições incluem a categorização das ações de salvaguarda em tipologias conforme ANEXO I; indicam se as ações de salvaguarda foram finalizadas ou estão em andamento; e apontam os processos administrativos relacionados (quando existentes).