Publicações

  • Textos Especialzados

    Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra

    Autor: Simpósio Internacional sobre a Proteção do Patrimônio Geológico Edição: 1991 Páginas: 1

     

     

     

  • Dossiê 14 - Frevo

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2016 Páginas: 100

    Publicação: Iphan

    O frevo ocupa lugar de destaque entre as manifestações que fazem parte das celebrações do Carnaval; é uma expressão cultural musical, coreográfica e poética de caráter coletivo, embora não deixe de se expressar também em criações individuais.

  • Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira

    Autor: Maria Rosa Correia (organização) Edição: 2017 Páginas: 124

    Publicação: Iphan

    A Mangueira trouxe para a Avenida, no carnaval 2017, uma temática que apela à alma, não só dos mangueirenses ou cariocas, mas de todo o povo brasileiro, ao falar da imensa diversidade de expressões culturais associadas à devoção popular. A religiosidade é marcada por versões locais e populares do catolicismo ibérico, das religiões africanas (especialmente aquelas da costa atlântica da África do Oeste e da África Central) e das indígenas. Não é o resultado de uma “mistura”, é um complexo formado por crenças e visões de mundo muito distintas entre si, mas que encontraram diversos pontos de contato e tradução.

  • Intervenções em bens culturais móveis e integrados à arquitetura: manual para elaboração de projetos

    Autor: DEPAM/Iphan Edição: 1ª Páginas: 43

    Este Manual tem o objetivo primordial de oferecer diretrizes e uniformizar procedimentos para a elaboração e contratação de Projetos de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis e Integrados. O conjunto de recomendações contempla aspectos técnicos e conceituais, e busca possibilitar que a proposta de intervenção seja ampla e adequada ao caráter cultural do Bem que é objeto da preservação.

  • Missões Jesuíticas Patrimônio da Humanidade: celebrando a Convenção da Unesco:1972-2012

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 256

    Coletânea dos trabalhos do Seminário que foi realizado de 26 a 28 de setembro de 2012, no Centro Cultural Borges, o prédio-sede da Fundação Ortega y Gasset, em Buenos Aires. Com abordagem analítica da problemática, das conquistas e das possibilidades da Convenção, o evento visava promover um balanço do impacto da aplicação da Convenção na região e refletir sobre os desafios ainda pendentes. O Seminário também incluiu como eixo temático um dos patrimônios culturais mais significativos, e compartilhado pelos países da região, que são as Missões Jesuíticas Guaranis. O material aqui exposto está organizado na primeira parte com as dissertações e fotografias dos palestrantes convidados e na segunda parte, com os expositores que apresentaram suas experiências de pesquisa e gestão.

  • Plano de Salvaguarda da Capoeira no Pará

    Autor: organização Paula Pflüger Zanardi e Cyro Holando de Almeida Lins Edição: 2019 Páginas: 36

    O Plano de Salvaguarda estabelece princípios e diretrizes que orientam as ações a serem realizadas com os objetivos de garantir que os saberes relacionados à Capoeira sejam transmitidos às novas gerações, dew buscar estratégias para a manutenção das formas tradicionais de manifestação da Capoeira e de valorização dos(as) capoeiristas. O plano foi construído conjuntamente pelo Iphan e capoeiristas do estado do Pará. Para garantir sua ampla aplicação é necessário envolver as três esferas do poder público – União, Estado e Municípios – e estabelecer parcerias com órgãos cuja as atuações compreendam as políticas que incidam sobre a Capoeira.

  • Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados

    Autor: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Museu de Antropologia/UFG/Iphan

    O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação Patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.

  • Roteiros 3 - As Fortalezas e a Defesa de Salvador

    Autor: Mário Mendonça de Oliveira Edição: 2008 Páginas: 228

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Este guia convida os leitores a conhecer os monumentais fortes e fortalezas que no passado ajudaram a garantir a defesa de Salvador. O autor indica um universo desconhecido para a maioria de nós: a terminologia envolvida, a arquitetura e funcionalidade dos equipamentos de cada fortificação, e do contexto histórico de seu surgimento. Apresenta os fortes e as fortalezas que o passado deixou encravados em muitas das paisagens de Salvador (BA) e seus arredores, por meio de mapas, fotos, plantas e a história em detalhe da construção de cada um dos monumentos em destaque.

  • Revista do Patrimônio nº 26

    Autor: Iphan Edição: 1997 Páginas: 457

       

  • Do Local ao Internacional

    Autor: Colóquio Franco-brasileiro sobre Diversidade Cultural - Paris Edição: 2005 Páginas: 3

     

     

     

Registros encontrados: 543

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin