Publicações

  • Revista do Patrimônio nº 27

    Autor: Iphan Edição: 1998 Páginas: 317

      

  • Textos Especialzados

    Declaração Internacional dos Direitos à Memória da Terra

    Autor: Simpósio Internacional sobre a Proteção do Patrimônio Geológico Edição: 1991 Páginas: 1

     

     

     

  • Dossiê 14 - Frevo

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2016 Páginas: 100

    Publicação: Iphan

    O frevo ocupa lugar de destaque entre as manifestações que fazem parte das celebrações do Carnaval; é uma expressão cultural musical, coreográfica e poética de caráter coletivo, embora não deixe de se expressar também em criações individuais.

  • Arte e Patrimônio no Carnaval da Mangueira

    Autor: Maria Rosa Correia (organização) Edição: 2017 Páginas: 124

    Publicação: Iphan

    A Mangueira trouxe para a Avenida, no carnaval 2017, uma temática que apela à alma, não só dos mangueirenses ou cariocas, mas de todo o povo brasileiro, ao falar da imensa diversidade de expressões culturais associadas à devoção popular. A religiosidade é marcada por versões locais e populares do catolicismo ibérico, das religiões africanas (especialmente aquelas da costa atlântica da África do Oeste e da África Central) e das indígenas. Não é o resultado de uma “mistura”, é um complexo formado por crenças e visões de mundo muito distintas entre si, mas que encontraram diversos pontos de contato e tradução.

  • Missões Jesuíticas Patrimônio da Humanidade: celebrando a Convenção da Unesco:1972-2012

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 256

    Coletânea dos trabalhos do Seminário que foi realizado de 26 a 28 de setembro de 2012, no Centro Cultural Borges, o prédio-sede da Fundação Ortega y Gasset, em Buenos Aires. Com abordagem analítica da problemática, das conquistas e das possibilidades da Convenção, o evento visava promover um balanço do impacto da aplicação da Convenção na região e refletir sobre os desafios ainda pendentes. O Seminário também incluiu como eixo temático um dos patrimônios culturais mais significativos, e compartilhado pelos países da região, que são as Missões Jesuíticas Guaranis. O material aqui exposto está organizado na primeira parte com as dissertações e fotografias dos palestrantes convidados e na segunda parte, com os expositores que apresentaram suas experiências de pesquisa e gestão.

  • Plano de salvaguarda: Maracatu Nação

    Autor: Iphan PE Edição: 2023 Páginas: 89

    Este Plano de Salvaguarda é fruto da organização e dedicação dos detentores desse bem cultural para a perpetuação de sua manifestação e da sua busca ativa pelas políticas públicas da área da cultura e patrimônio cultural. Foram essas pessoas que nortearam a elaboração das demandas e ações aqui apresentadas, pois são os legítimos conhecedores das questões enfrentadas cotidianamente pelo Maracatu Nação. Além deles, técnicos desta superintendência e representantes das instâncias estaduais e municipais dedicaram experiência e esforços para a construção desse documento.

  • Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados

    Autor: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Museu de Antropologia/UFG/Iphan

    O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação Patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.

  • Manual Prático - Uso da Cal

    Autor: Rômulo Bonelli, Rossana Delpino e Milena Migoto Edição: 2006 Páginas: 16

    Publicação: Iphan - 14ª SR/Programa Monumenta

    Os dados técnicos, exemplos e experimentos apresentados são úteis para que a conservação dos imóveis seja mais eficiente, menos dispendiosa financeiramente e de simples execução. O Manual Prático - Uso da Cal foi elaborado com as orientações para que esse produto seja utilizado pela comunidade para a proteção de seu patrimônio. A cal possui várias aplicações e pode ser utilizada na produção de argamassas para revestimento, pinturas, estabilização de solos, pavimentação asfáltica e, inclusive, no saneamento básico para tratamento de água.

     

  • Roteiros 3 - As Fortalezas e a Defesa de Salvador

    Autor: Mário Mendonça de Oliveira Edição: 2008 Páginas: 228

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Este guia convida os leitores a conhecer os monumentais fortes e fortalezas que no passado ajudaram a garantir a defesa de Salvador. O autor indica um universo desconhecido para a maioria de nós: a terminologia envolvida, a arquitetura e funcionalidade dos equipamentos de cada fortificação, e do contexto histórico de seu surgimento. Apresenta os fortes e as fortalezas que o passado deixou encravados em muitas das paisagens de Salvador (BA) e seus arredores, por meio de mapas, fotos, plantas e a história em detalhe da construção de cada um dos monumentos em destaque.

  • Revista do Patrimônio nº 26

    Autor: Iphan Edição: 1997 Páginas: 457

       

Registros encontrados: 552

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin