Publicações

  • Revista do Patrimônio nº 28

    Autor: Iphan Edição: 1999 Páginas: 288

       

  • Joias Artesanais de Natividade

    Autor: Rogério Furtado Edição: 2006 Páginas: 84

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A longa tradição da ourivesaria nativitana esteve perto do fim, há alguns anos. Os velhos artesãos estavam desaparecendo sem deixar herdeiros, mas a Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna) - instituição cultural da cidade - reagiu, organizando um curso para aprendizes em 1996. Desde então, o número de jovens artesãos aumentou, e as perspectivas para as joias de Natividade (TO) são muito animadoras.

  • Dossiê 13 - Renda Irlandesa de Divina Pastora

    Autor: Iphan Edição: 2014 Páginas: 168

    Publicação: Iphan

    A delicada técnica utilizada na produção da renda irlandesa, no município de Divina Pastora, em Sergipe, foi descrita e ilustrada neste Dossiê. Trazida da Europa, no século XVII, a técnica associou-se à condição feminina e o saber-fazer é o conhecimento mais característico da produção da renda, sendo compartilhado pelas rendeiras e sob a liderança de uma mestra. Fazer a renda é uma atividade coletiva, que permite às rendeiras conversar sobre seus sonhos, anseios e frustrações. A descrição de um rico universo onde persiste o compartilhamento de valores e a reafirmação de sentimentos de pertencimento e de identidade cultural, completa e valoriza esta publicação. 

  • Convenção da Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

    Autor: Unesco Edição: 2003 Páginas: 18

     

     

     

  • Sentidos da Devoção

    Autor: Iphan/Superintendência no Ceará Edição: 2013 Páginas: 264

    Publicação: Iphan

    A Festa de Santo Antônio de Barbalha, no Ceará, chama atenção por seus elementos tão peculiares e, sobretudo, pela mescla entre elementos ditos sagrados e profanos. Chama atenção por sua bebida característica resente em todos os seus âmbitos – a cachaça –, fabricada em seus engenhos e consumida como elemento sagrado, levado em uma carroça que apresenta como título em seu carro-barril – “Cachaça do Sr. Vigário”.

  • Itamaracá – Forte Orange

    Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

    A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Forte Orange está localizado à beira mar da Ilha de Itamaracá, praia de águas límpidas e de densa vegetação de coqueirais e manguezais situada no litoral norte de Pernambuco, a cerca de 50 km do Recife. Além da beleza de sua natureza, Itamaracá abriga importantes marcos da história pernambucana, a exemplo do Forte Orange, situado nas proximidades do acesso sul do Canal de Santa Cruz. O litoral norte de Pernambuco foi um território de extrema importância no processo de colonização portuguesa no nordeste do Brasil. Edição bilíngue (português/inglês).

  • Plano de salvaguarda : capoeira em Goiás

    Autor: Organização: Renata Silva de Oliveira Galvão Edição: 2023 Páginas: 27

    Esse Plano de Salvaguarda apresenta as diretrizes, as ações e as metas a serem realizadas em curto, médio e longo prazo. O objetivo é planejar e construir ações, de modo a promover a valorização, o apoio e o fomento da capoeira em Goiás, impulsionando a transmissão de seus valores e de seus saberes para as próximas gerações.

  • Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial

    Autor: Evelina Grunberg Edição: 2007 Páginas: 24

    Publicação: Iphan

    Este manual apresenta atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, jovens e adultos que frequentem ou não o ensino formal, para provocar neles uma atitude favorável em relação aos bens culturais que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, com uma metodologia especifica de trabalho, propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais ou bens imateriais.

  • Roteiros 4 - Art Nouveau em Belém

    Autor: Célia Coelho Bassalo Edição: 2008 Páginas: 130

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Este roteiro convida os leitores a uma busca das pequenas e grandes marcas deixadas pelo o art nouveau de Belém. Sua história com a rica e variada herança do estilo é comentada e analisada pela autora. O guia também inclui um roteiro de visitação que reúne desde suntuosos palacetes, edifícios públicos e estabelecimentos comerciais até simples fachadas residenciais, gradis, peças de mobiliário e decoração, sempre de inspiração Art Nouveau.

  • Revista do Patrimônio nº 27

    Autor: Iphan Edição: 1998 Páginas: 317

      

Registros encontrados: 543

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin