Publicações
-
Do Local ao Internacional
Autor: Colóquio Franco-brasileiro sobre Diversidade Cultural - Paris Edição: 2005 Páginas: 3 -
Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística
Autor: Marcus Vinícius Carvalho Garcia Edição: 2016 Páginas: 350Esta publicação contém uma coletânea de textos produzidos pelos participantes do Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, de 17 a 20 de novembro de 2014. O evento foi organizado pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan e pela Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Contou com a parceria e apoio da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), da Itaipu Binacional e da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib).
-
Um estudo sobre as Feiras Permanentes de Brasília
Autor: Angélica Madeira e Mariza Veloso Edição: 2007 Páginas: 80Publicação: Iphan/Superintendência no Distrito Federal
Em Brasília, mostra-se de forma evidente a intenção de planejamento generalizado da vida social. As funções principais da cidade – morar, trabalhar, divertir-se e circular – se dão de forma regular, previsível, setorizada, organizadas por siglas. Apesar da racionalidade que presidiu a ocupação dos espaços, muitos destes dispositivos do planejamento urbano foram alterados pelas populações que vieram de diversas partes do Brasil. Essas diferentes populações imprimiram padrões culturais trazidos de sua região de origem, dotando a cidade de núcleos e redes de relações humanas, novos espaços e, entre eles, as feiras. Este é o tema desta publicação.
-
Dossiê 15 - Tambor de Crioula do Maranhão
Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 104 -
Plano de salvaguarda: Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis (GO)
Autor: organização, Renata Silva de Oliveira Galvão Edição: 2021 Páginas: 30O foco do plano é a salvaguarda do bem registrado, o apoio e fomento à Festa do Divino de Pirenópolis. O instrumento apresenta diretrizes, ações e metas a serem realizadas a curto, médio e a longo prazo.
-
Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero
Autor: Selma de Oliveira Bastos Pires Edição: 2010 Páginas: 132Publicação: Iphan
Em 2009, os resultados do Projeto Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero foram sistematizados e deram origem a este livro. O projeto foi desenvolvido em três etapas, com a participação de 150 professores de escolas do Ensino Fundamental do Estado de Goiás.
-
Roteiros 2 - Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro - Vol. 3
Autor: Myriam Ribeiro e Fátima Justiniano Edição: 2006 Páginas: 96Publicação: Iphan/Programa Monumenta
O Volume 3 sugere dois diferentes itinerários, com visitas a nove igrejas, oferecendo comentários ilustrados e informações, indicando o que é mais importante visitar em cada uma delas. Em seguida, conduzem o leitor por quatro roteiros de visitação a 20 igrejas e todas as indicadas situam-se na área do centro histórico, exceto a de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, que está localizada no bairro da Glória.
-
Revista do Patrimônio nº 25
Autor: Iphan Edição: 1997 Páginas: 341 -
Escravidão no Brasil: Os Terreiros de Candomblé e a Resistência Cultural dos Povos Negros
Autor: Márcia Sant `Anna Edição: 1a. Páginas: 10 -
1º Colóquio Ibero-americano: paisagem cultural, patrimônio e projeto
Autor: Leonardo Barci Castriota e Mônica de Medeiros Mongelli Edição: 2017 Páginas: 505Em mais um volume da Série Anais, o Iphan apresenta o resultado do 1º Colóquio Ibero-americano: Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 2010. Esta publicação reúne artigos sobre uma inovadora categoria de proteção direcionada às paisagens culturais, ou seja, às áreas do território nas quais o processo de interação das populações humanas com o meio natural atribuiu marcas peculiares e valores representativos, ao longo da história. Os colóquios acontecem no âmbito da UFMG a cada dois anos e os anais são publicados pelo Programa Editorial do Centro Lucio Costa.