Publicações

  • Preparação de candidaturas para o Patrimônio Mundial

    Autor: Unesco e Iphan Edição: 2013 Páginas: 136

    O Manual, antes disponível apenas em Inglês e Francês, consolida a experiência do Centro do Patrimônio Mundial na gestão de candidaturas e sua tradução contou não apenas com o incondicional apoio como também foi validada pelo setor editorial da Organização. A tarefa de difundir a Convenção e de estimular a cooperação internacional no campo do patrimônio não se encerra ai. A tradução e publicação desse manual, assim como um conjunto de documentos internacionais de referência, é parte da estratégia de implantação do Centro Lucio Costa, criado pelo IPHAN e reconhecido pela UNESCO como um dos seus centros de Categoria II.

  • Plano de Salvaguarda do Carimbó 2020

    Autor: organização Cyro Holando de Almeida Lins e Paula Pflüger Zanardi Edição: 2020 Páginas: 34

    O Plano estabelece princípios e diretrizes que orientam as ações a serem realizadas com os objetivos de: garantir que os saberes relacionados ao Carimbó sejam transmitidos às novas gerações, buscar estratégias para a manutenção das formas tradicionais de manifestação do Carimbó e valorização da comunidade carimbozeira.

  • Roteiros 2 - Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro - Vol. 1

    Autor: Myriam Ribeiro e Fátima Justiniano Edição: 2006 Páginas: 208

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Foram publicados três volumes que tratam do barroco e rococó nas igrejas do Rio de Janeiro, são dedicados à minuciosa observação do que ainda se encontra desses estilos nesses monumentos. As autoras conduzem os leitores-visitantes por quatro roteiros que incluem vinte igrejas. Em cada passeio, o leitor será convidado a apreciar o que restou de mais significativo da arquitetura, da talha, da imaginária, da pintura barroca e rococó, em cada um desses monumentos.

  • Revista do Patrimônio nº 23

    Autor: Iphan Edição: 1994 Páginas: 294

         

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 1

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado do Maranhão

    Esta coleção é resultado do projeto “Educação patrimonial nas salas de aula de Alcântara”, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.

  • Gestão do Patrimônio Arqueológico, Documentação e Política de Preservação

    Autor: Maria Lúcia Franco Pardi Edição: 2002 Páginas: 289

     

     

     

  • Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil

    Autor: Comunidades Iny Karajá Edição: Iphan Páginas: 167

    Como um meio de valorizar e promover a cultura, a arte e os mitos do povo indígena Karajá, assim como sua língua materna, denominada Inyrybè, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, no dia 28 de agosto de 2019, na Aldeia Buridina, em Aruanã/GO, o livro Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil, idealizado através de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e executado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Gestão do Patrimônio Mundial cultural

    Autor: Unesco e Iphan Edição: 2016 Páginas: 160

    A tradução para o português deste “Manual de referência do Patrimônio Mundial: gestão do Patrimônio Mundial Cultural”, antes disponível apenas em inglês e em francês, é a terceiro desta série e contou, mais uma vez, com a colaboração e a validação da Representação da UNESCO no Brasil, por meio da Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações (UCIP). É mais uma contribuição do Brasil para facilitar o acesso de gestores e autoridades em países lusófonos envolvidos no desafio de administrar o Patrimônio Mundial, conciliando a manutenção dos valores com as transformações e as mudanças impostas pelo nosso tempo.

  • Dossiê 18 - Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2018 Páginas: 144

        

  • Plano de Salvaguarda da Capoeira em Santa Catarina

    Autor: organização Colegiado de Mestres de Capoeira de Santa Catarina Edição: 2020 Páginas: 38

    O Plano de Salvaguarda da Capoeira em Santa Catarina foi sendo constituído ao longo dos anos durante as diversas reuniões itinerantes e eventos do Colegiado de Mestres. Foi pensado inicialmente a partir das dificuldades enfrentadas pelos capoeiristas no estado, buscando ações que pudessem contribuir em melhorias do contexto da Capoeira como um todo.

    Por meio da parceria entre o Colegiado de Mestres e o Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional em Santa Catarina (Iphan-SC), houve seguimento a esse planejamento com o desenvolvimento de seus elementos, que somado à cronologia de ações já realizadas e aqui registradas resultam no presente Plano.

Registros encontrados: 552

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin