Publicações

  • Gestão do Patrimônio Mundial natural

    Autor: Unesco e Iphan Edição: 2016 Páginas: 107

    O “Manual de gestão do patrimônio natural” oferece orientações sobre as especificidades da gestão de bens naturais e mistos, bem como de paisagens culturais, com base no conceito central da Convenção do Patrimônio Mundial, o de valor universal excepcional, fornecendo referências e exemplos de práticas e recursos que podem ser úteis aos gestores de sítios do Patrimônio Mundial. É uma contribuição do Brasil para facilitar o acesso de gestores e autoridades em países lusófonos envolvidos com o desafio de gerir o Patrimônio Mundial, em face das contínuas e intensas transformações do mundo atual. É, ainda, parte da estratégia de consolidação do Centro Lucio Costa como um centro de referência, voltado para o desenvolvimento de um conjunto de atividades de formação – pesquisa, capacitação e difusão – que promovam a qualificação de profissionais e o compartilhamento do conhecimento produzido entre os países de sua região de abrangência e com os parceiros da UNESCO.

  • Plano de salvaguarda: Modo de Fazer Renda Irlandesa

    Autor: Iphan SE Edição: 2023 Páginas: 60

    Nesta publicação, apresentamos a consolidação das demandas das detentoras da Renda Irlandesa e, a partir disso, pretendemos ampliar o debate em torno de sua salvaguarda e fornecer diretrizes para garantir o apoio e a continuidade, de modo sustentável, deste bem cultural.

  • Roteiros 2 - Barroco e Rococó nas Igrejas do Rio de Janeiro - Vol. 1

    Autor: Myriam Ribeiro e Fátima Justiniano Edição: 2006 Páginas: 208

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Foram publicados três volumes que tratam do barroco e rococó nas igrejas do Rio de Janeiro, são dedicados à minuciosa observação do que ainda se encontra desses estilos nesses monumentos. As autoras conduzem os leitores-visitantes por quatro roteiros que incluem vinte igrejas. Em cada passeio, o leitor será convidado a apreciar o que restou de mais significativo da arquitetura, da talha, da imaginária, da pintura barroca e rococó, em cada um desses monumentos.

  • Revista do Patrimônio nº 23

    Autor: Iphan Edição: 1994 Páginas: 294

         

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 1

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado do Maranhão

    Esta coleção é resultado do projeto “Educação patrimonial nas salas de aula de Alcântara”, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.

  • Gestão do Patrimônio Arqueológico, Documentação e Política de Preservação

    Autor: Maria Lúcia Franco Pardi Edição: 2002 Páginas: 289

     

     

     

  • Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil

    Autor: Comunidades Iny Karajá Edição: Iphan Páginas: 167

    Como um meio de valorizar e promover a cultura, a arte e os mitos do povo indígena Karajá, assim como sua língua materna, denominada Inyrybè, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, no dia 28 de agosto de 2019, na Aldeia Buridina, em Aruanã/GO, o livro Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil, idealizado através de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e executado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • Sinalização do Patrimônio Mundial no Brasil: orientações técnicas para aplicação

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 44

    Estas Orientações Técnicas, organizadas pelo IPHAN em parceria com a UNESCO, apresentam referências para a produção de projetos de sinalização dos sítios do Patrimônio Mundial no Brasil. O objetivo da publicação é estimular gestores e comunidades locais a adotarem a identidade visual do Patrimônio Mundial na sinalização dos sítios culturais, naturais e mistos do país, valorizando assim a sua condição especial de detentores do título internacional concedido pela UNESCO, cujos benefícios ainda são pouco explorados pelos brasileiros.

  • Dossiê 18 - Ritual Yaokwa do povo Enawene Nawe

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2018 Páginas: 144

        

  • Plano de salvaguarda: Modo de Fazer Viola de Cocho do Mato Grosso

    Autor: Iphan MT Edição: 2023 Páginas: 35

    A publicação descreve as principais ações de salvaguarda pactuadas com os detentores, entidades parceiras e instituições públicas e privadas durante as reuniões, segmentadas por eixos, conforme preconiza o Termo de Referência para a Salvaguarda de Bens Culturais Registrados (Portaria IPHAN n. 299/2015).

Registros encontrados: 543

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin