Publicações
-
Revista do Patrimônio nº 16
Autor: Iphan Edição: 1968 Páginas: 342 -
Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 1
Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2007 Páginas: 48Publicação: Iphan
Reúne obras clássicas da literatura infantil e juvenil e outros títulos premiados, cujas resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a diversidade cultural brasileira – as culturas indígena, afrodescendente e europeia; a memória como construção individual e coletiva; a cidade histórica e seu patrimônio arquitetônico, artístico e natural; a oralidade como transmissão do saber.
-
Brasília e a Modernidade
Autor: Luiz Philippe Torelly Edição: 2015 Páginas: 19O artigo do arquiteto e urbanista Luiz Philippe Torelly, Diretor de Articulação e Fomento do Iphan, analisa a inserção de Brasília no projeto da modernidade e a vincula historicamente a um conjunto de ideias urbanísticas que tem origem na renascença, nos utopistas e nas várias correntes urbanísticas do século XIX até meados do século XX. Este estudo analisa as influências e antecedentes que são fundamentais para elaborar a síntese que torna Brasília singular e única, que procura sua identidade na diversidade de suas três dimensões: cidade real, cidade monumento, cidade capital. A modernidade de Brasília, não é ser moderna, no sentido de novo que usualmente se emprega, é ser diversa em uma aparente unidade, é se apoderar de sua consciência e trajetória histórica.
-
Levantamento do Patrimônio Arqueológico da Região de Monte Mor - SP
Autor: Maria Lúcia Franco Pardi, Zilda Rangel e Ademir Coradel Edição: 1a. Páginas: 17 -
Cadernos da Salvaguarda de Bens Registrados n.1 - Práticas de Gestão
Autor: Organização: Rívia Ryker Bandeira de Alencar e Sara Santos Morais Edição: 2020 Páginas: 304A Série Cadernos da Salvaguarda de Bens Registrados tem o objetivo de divulgar produções reflexivas acerca de ações direcionadas ao apoio e fomento daqueles bens inscritos nos Livros de Registro como Patrimônio Cultural do Brasil, como um meio para a promoção, divulgação e avaliação dos processos de salvaguarda desenvolvidos tanto pela própria instituição quanto por detentores e parceiros institucionais. O número inaugural da Série, Práticas de Gestão, apresenta 14 artigos produzidos por detentores de bens culturais registrados, técnicos do Iphan, pesquisadores e gestores do patrimônio cultural imaterial de diversas instituições. Organizada em quatro seções: Gestão Compartilhada, Gestão Institucional, Gestão Transversal e Gestão dos Processos de Salvaguarda do Ofício dos Mestres de Capoeira e Roda de Capoeira, a edição apresenta os efeitos da política pública sob o prisma de diferentes perspectivas, viabilizando a valorização das ações de salvaguarda desenvolvidas, assim como a transparência pública.
-
Tambor de Crioula do Maranhão - Plano de Salvaguarda.
Autor: organização Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula do Maranhão Edição: 2014 Páginas: 36O Plano de Salvaguarda do Tambor de Crioula, elaborado pelo Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, contempla ações elencadas pelos detentores desse bem cultural em reuniões realizadas de 2008 a 2010. São ações definidas a partir de um longo processo de discussão, protagonizado por representantes dos praticantes do Tambor de Crioula e de instituições públicas que atuam com essa expressão cultural maranhense.
O fruto desse trabalho, amadurecido por alternados momentos de consenso e conflito, resultou em um instrumento que norteará a atuação do Comitê Gestor na condução do processo de salvaguarda do Tambor de Crioula, bem como proporcionará uma reflexão acerca das ações voltadas para o Tambor de Crioula realizadas pelas instâncias públicas locais que desenvolvem trabalho com essa manifestação de nossa cultura popular. -
Revista do Patrimônio nº 15
Autor: Iphan Edição: 1961 Páginas: 301 -
Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 2
Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2009 Páginas: 48Publicação: Iphan
Apresenta obras que vão desde narrativas memorialistas, histórico-ficcionais e de aventura a poesia. As resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a cultura popular – o folclore, as festas, a culinária; a memória como construção individual e coletiva; o saber das populações tradicionais; as narrativas históricas; a iconografia como registro documental.
-
Triângulo da Memória de Juiz de Fora
Autor: Julio Cesar Ribeiro Sampaio Edição: 2015 Páginas: 28Este trabalho discute a implantação das consagradas Áreas de Proteção do Ambiente Cultural (Apacs), em Juiz de Fora (MG), considerando a experiência da cidade do Rio de Janeiro. Na terceira seção, as condições atuais e as legislações vigentes da área em questão são apresentadas e avaliadas por meio de procedimentos metodológicos especialmente desenvolvidos para este objetivo. A pesquisa recebeu apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Estas duas partes intermediárias fornecem os subsídios devidamente contextualizados, os quais embasam, no fechamento do artigo, a definição dos parâmetros básicos da Apac, as diretrizes complementares de conservação e desenvolvimento do "Triângulo da Memória".
-
Museu das Bandeiras
Autor: José Leme Galvão Junior Edição: 1a. Páginas: 4