Publicações

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 4

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 114

    Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão

    A coleção de livros Patrimônio contado: Alcântara, Cultura e Educação traz a narrativa das aventuras de Ana, Artur e José, três amigos, pré-adolescentes que vivem em Tapuitapera, um pequeno povoado, criado por nós, localizado no interior do município de Alcântara.

  • Impacto Ambiental, Arqueologia e o IBPC

    Autor: Maria Lúcia Franco Pardi Edição: 1992 Páginas: 5

     

     

     

     

  • Plano de Salvaguarda da Capoeira do Maranhão

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 36

    O Plano de Salvaguarda da Capoeira do Maranhão é fruto da mobilização dos detentores da Capoeira do estado, no sentido de iniciar o processo da salguarda desse bem cultural de forma planejada e seguindo o Termo de Referência para a Salvaguarda dos Bens Registrados, elaborado pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan. Com esta publicação, pretende-se ampliar o debate em torno da salvaguarda da Capoeira com a participação de praticantes de todo o estado, possibilitando a discussão sócio-política da Capoeira na perspectiva da preservação desse bem cultural em larga escala.

  • A capoeira do Maranhão: entre as décadas de 1870 e 1930

    Autor: coordenação Izaurina Maria de Azevedo Nunes Edição: 2019 Páginas: 127

    Esta é uma importante obra para a historiografia maranhense. Vem, ela, preencher sentida lacuna entre os estudos sobre a Cultura popular ao resgatar a manifestação e permanência da prática da Capoeira no Maranhão, sobretudo no ambiente urbano de São Luís, desde meados do Século XIX, até o Século XX. Ao editar e publicar esta obra, o IPHAN cumpre uma das suas importantes funções institucionais, qual seja a de proteger e promover os bens culturais do País, assegurando sua permanência e usufruto para as gerações presentes e futuras.

  • Manual do modo de fazer carros de bois, Goiás

    Autor: Luiz Carlos de Souza; coordenação Fernanda Elisa Costa Paulino Resende Edição: 2023 Páginas: 155

    Esse manual tem a finalidade de auxiliar a salvaguarda da tradição do Modo de Fazer Carros de Bois, para que os fundamentos da técnica de elaboração deste artefato de origem histórica sejam transmitidos no presente e às futuras gerações.

    Realizado pela Superintendência do Iphan em Goiás, o Projeto de Salvaguarda da Romaria de Carros de Bois da Festa do Divino Pai Eterno de Trindade, Goiás, visa divulgar e fortalecer essa tradição religiosa que ocorre no Brasil central desde 1840. Dentro da festa tem se perpetuado a tradição dos carreiros com seus bois e seus carros, no entanto, fabricar um carro de bois tem sido um desafio cada vez maior devido a pouca quantidade de pessoas que dominam a técnica.

  • Revista do Patrimônio nº 17

    Autor: Iphan Edição: 1969 Páginas: 297

      

  • Cadernos do Patrimônio Cultural - Educação Patrimonial - Volume 1

    Autor: Adson Rodrigo S. Pinheiro (org.) Edição: 2015 Páginas: 210

    Publicação: Iphan

    Com a publicação de obras sobre Educação Patrimonial, o Iphan espera que o desdobramento do entendimento de sua importância não esteja apenas circunscrito às políticas da gestão pública de cultura, mas que atenda à reflexão e à aproximação da sociedade e do homem de suas identidades e memórias para a construção constante de sua cidadania. Neste livro, vários autores apresentam estudos que podem subsidiar atividades de professores e alunos, e demais interessados, dentro e fora das salas de aula, suscitando discussões e novas reflexões. 

     

  • Jongo, Patrimônio Imaterial Brasileiro

    Autor: Centro nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) Edição: 2005 Páginas: 6

     

     

     

  • Plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 64

    O Plano de Salvaguarda da Capoeira na Bahia define metas e ações, com base nas principais demandas dos capoeristas. Durante os Seminários "Salve a Capoeira" foi iniciada a discussão sobre governabilidades (quais as instituições responsáveis pela implementação), as prioridades e as estratégias de ação. Concluiu-se que elas deveriam ser definidas a partir da elaboração de um planejamento estratégico, a ser realizado pelo Conselho Gestor da Salvaguarda da Capoeira na Bahia, com apoio técnico do Iphan, o que veio a ocorrer nos encontros do Conselho Gestor em 2018.

  • Capoeira, o patrimônio gingado do Amazonas e sua salvaguarda

    Autor: organização: Luiz Carlos de Matos Bonates e Tharcísio Santiago Cruz Edição: 2020 Páginas: 148

    Desde 2014, o Iphan-AM vem mobilizando a comunidade de capoeiristas, reunindo capoeiristas, grupos e coletivos para demonstrar o reconhecimento da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira como Patrimônio Cultural do Brasil, bem como do alcance das políticas públicas de apoio e fomento à manifestação. A publicação é fruto da parceria entre os mestres e o Iphan e sua elaboração foi liderada pelos próprios mestres da capoeira, com a prioridade de documentar e sistematizar dados sobre a manifestação, aliando registros em documentos escritos à oralidade.

Registros encontrados: 552

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin