Publicações

  • Mapeamento das casas de religião de matriz africana no Rio Grande do Sul : Módulo 2 – Jaguarão, Pelotas e Rio Grande/RS

    Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 665

    Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados do mapeamento das casas de religião de matrizes africanas no Rio Grande do Sul: Módulo 2 – Pelotas, Rio Grande e Jaguarão. A pesquisa foi realizada de acordo com as diretrizes do Projeto Básico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio de sua Superintendência no estado do Rio Grande do Sul, (Processo nº 01512.000115/2020-49), constituindo-se de investigação de cunho etnográfico e histórico. O referido Mapeamento (Módulo 2) visou produzir material técnico especializado a respeito do campo afrorreligioso das cidades de Pelotas, Rio Grande e Jaguarão, bem como seus entornos, com o intuito de embasar processos de patrimonialização futuros ou em curso.

  • Plano de salvaguarda da Tava: lugar de referência para o povo Guarani

    Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 54

    O processo de elaboração do Plano de Salvaguarda da Tava Guarani contou com intensa participação social e representou a continuidade dos diálogos realizados entre o Iphan e os detentores, ao longo do ano de 2014, para a finalização do Dossiê de Registro da Tava e análise de projeto arquitetônico contratado pelo próprio Instituto para a construção de um anexo para o Museu das Missões (Instituto Brasileiro de Museus – Ibram/Ministério da Cultura – MinC), situado fora da área cercada do sítio/Tava, no âmbito dos investimentos governamentais previstos para o município de São Miguel das Missões/RS através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Cidades Históricas).

  • Mapeamento capoeira no Rio Grande do Sul: região metropolitana de Porto Alegre

    Autor: Iphan Edição: 2023 Páginas: 279

    A Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira tiveram o reconhecimento do Iphan como Patrimônio Cultural Brasileiro em 2008, quando foram inscritos no Livro de Registro das Formas de Expressão e no Livro de Registro dos Saberes, respectivamente. Esses bens culturais estão presentes em todo o território nacional, mas a pesquisa realizada para fundamentar o processo de Registro foi centralizada na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Para contemplar as especificidades de cada estado, ficou a cargo das Superintendências Estaduais do Iphan desenvolver estudos localizados e respectivas ações de Salvaguarda, juntamente com os grupos de capoeira. Essa publicação apresenta os principais resultados da pesquisa realizada para o Mapeamento da Capoeira no Rio Grande do Sul (Módulo I), o qual contemplou os municípios de Porto Alegre, Viamão, Canoas, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada e Guaíba.

Registros encontrados: 543

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin