Publicações
-
Revista do Patrimônio nº 20
Autor: Iphan Edição: 1984 Páginas: 202 -
Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 2
Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 120Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão
A coleção de livros “Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação” é resultado do Projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Educação de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão desde o ano de 2007.
-
Função promocional do Direito e proteção do meio ambiente
Autor: Bruno Soeiro Vieira e Nelson Saule Júnior Edição: 2015 Páginas: 25Visa analisar a teoria da função promocional do direito da lavra de Norberto Bobbio e suas técnicas de encorajamento, vinculando-a, como fundamento científico, à discussão da proteção do meio ambiente urbano e às funções sociais da cidade e da propriedade, tal como expresso no caput do Art. 2º da Lei nº 10.257/2001. Destarte, por estar evidenciado o poder-dever estatal de tutelar o meio ambiente em todos os seus gradientes, buscou-se direcionar este estudo à proteção do meio ambiente artificial na Cidade de Belém (PA), pois aquela cidade amazônica possui um rico acervo patrimonial, oriundo de épocas áureas, tal como o período denominado de Belle Èpoque. Portanto, a mencionada proteção deve ser realizada através de todos os instrumentos admitidos no ordenamento jurídico.
-
Histórico, Legislação e Patrimônio Arquitetônico
Autor: Antônio Luiz Dias de Andrade Edição: 1997 Páginas: 10 -
Capoeirices de Zantoin
Autor: Igor de Menezes Soares Edição: 2019 Páginas: 68A capoeira é uma manifestação cultural que nos remete à presença africana no Brasil; ao longo do tempo se tornou símbolo da resistência negra em nosso país. Dessa forma, o livro Capoeirices de Zantoin é uma narrativa que se propõe a falar um pouco sobre as rodas e sobre o ofício dos mestres de capoeira no Brasil, bens culturais considerados patrimônios culturais do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O livro também se propõe a abordar o racismo e principalmente a luta cotidiana a fim de se construir uma sociedade capaz de confrontar tal grave problema.
-
Plano de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste – Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco e João Redondo – no Distrito Federal
Autor: Organização : Ana Carolina Lessa Dantas e Vinicius Prado Januzzi Edição: 2020 Páginas: 42O Plano de Salvaguarda do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste - Mamulengo, Babau, Cassimiro Coco e João Redondo - no Distrito Federal é resultante de mais de 10 meses de trabalho entre técnicos do Iphan e todos os 13 grupos brincantes do DF. A publicação traz as ações pensadas pelos bonequeiros e pelas bonequeiras como fundamentais para a salvaguarda de seu bem cultural, com descrição de objetivos, metodologia, parceiros e prazos de cumprimento.
-
Orientações para intervenções em imóveis protegidos: Centro Histórico de Porto Nacional - TO
Autor: Superintendência do IPHAN no Tocantins Edição: 1ª Páginas: 14Ao Centro Histórico de Porto Nacional é atribuído valor cultural histórico por contribuir para a história do Brasil ligada ao ciclo do ouro, por fazer parte do último território de acesso à exploração aurífera no Brasil Central e início do ciclo do gado, e também devido à influência dos dominicanos na formação da cultura local. O Centro Histórico de Porto Nacional foi tombado em 27 de novembro de 2008 através do Processo nº 1.553-T-08, e é inscrito no Livro de Tombo Histórico, por contribuir para a história do Brasil ligada ao ciclo do ouro e sua consequente expansão territorial. Assim, o objetivo deste informativo é orientar sobre os procedimentos para execução de serviços de conservação em casas inseridas na área tombada, e informar sobre como se dá a consulta e autorização do Iphan.
-
Revista do Patrimônio nº 19
Autor: Iphan Edição: 1984 Páginas: 165 -
Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 3
Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 120Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão
A coleção de livros Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação é resultado do Projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Educação de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão, desde o ano de 2007.
-
Homenagem a Renato Soeiro
Autor: Paulo Ormindo de Azevedo Edição: 2005 Páginas: 2