Publicações
-
Revista do Patrimônio nº 38
Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 320 -
O sonho de Belinho
Autor: Izaurina Maria de Azevedo Nunes, organizadora ; Robson Araújo, ilustrador Edição: 2022 Páginas: 27Com a proposta de informar os fundamentos que levaram o Bumba meu boi a se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a revista em quadrinhos ‘O Sonho de Belinho’ foi idealizada para alunos do 3º ano do ensino fundamental. Nela, Belinho, Nizetinha e o Boizinho Odorico fazem um passeio pela História da Humanidade, tendo como diretriz o culto ao Boi pelos povos antigos e vivem uma experiência lúdica que os leva a aprender sobre as culturas das antigas civilizações egípcia, grega, hebraica, indiana e de reinos africanos.
O roteiro é traçado para mostrar, ao final da estória, o porquê de o Bumba meu boi do Maranhão ter sido consagrado a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: um belo exemplar das celebrações ao Boi de vários povos ao longo da História da Humanidade. A revista em quadrinhos, com 28 páginas, ilustrações de Robson Araújo e roteiro e texto de Izaurina Nunes, é parte do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial ‘O Boi vai à Escola’.
-
Guia de editoração
Autor: elaboração Bruna da Silva Ferreira, Bruna Machado Ferreira, Ronaldo Nogueira Edição: 2023 Páginas: 55Nos últimos anos, a produção editorial tem se expandido pelas superintendências, unidades especiais e escritórios técnicos do Iphan. Assim, além de promoverem a construção coletiva de planos de conservação e a salvaguarda dos bens culturais acautelados pelo Instituto, essas repartições disponibilizam à sociedade o resultado de seminários, colóquios, oficinas, mapeamentos e inventários por meio de publicações. Por meio deste guia, a área editorial do Iphan, atualmente vinculada ao Departamento de Cooperação e Fomento, espera contribuir para a manutenção e melhoria da qualidade das publicações do Instituto. Ao mesmo tempo, coloca-se à disposição para prestar toda a assessoria técnica necessária e dirimir eventuais dúvidas que não estejam aqui contempladas.
-
Manual for the elaboration of Safeguarding Plans
Autor: organização: Aline Beatriz Miranda da Silva, Rafael Belló Klein e Sara Santos Morais Edição: 2023 Páginas: 67This Manual for the Elaboration of Safeguarding Plans aims to present guidelines for the elaboration of safeguarding plans for elements registered by Iphan as Cultural Heritage of Brazil. It is expected that this
material will be an instrument to subsidize the shared management of intangible heritage and reach the whole of society. -
Dossiê 4 - Samba de Roda do Recôncavo Baiano
Autor: DPI/Iphan Edição: 2006 Páginas: 216Publicação: Iphan
É uma expressão musical, coreográfica, poética e festiva das mais importantes e significativas da cultura brasileira. Exerceu influência no samba carioca e até hoje é uma das referências do samba nacional. O Samba de Roda no Recôncavo Baiano foi inscrito do Livro de Registro das Formas de Expressão, em 2004.
-
Lucio Costa: Documentos de Trabalho - 2ª Edição
Autor: José Pessoa Edição: 2004 Páginas: 326Publicação: Iphan/Ministério da Cultura
O livro é a reunião dos textos escritos por Lucio Costa, entre os anos 1957 e 1990, enquanto ele era diretor de Estudos e Tombamentos e colaborador eventual do Iphan. A publicação, entre tantos outros objetivos, permitirá que os ensinamentos do arquiteto sejam constantemente consultados, além de trazer, nas palavras do escritor, um olhar precioso sobre a preservação dos monumentos históricos. A publicação é ilustrada com desenhos originais do arquiteto e 180 fotografias do Arquivo Geral do Iphan.
-
Mestres Artífices - Pernambuco
Autor: Andrea Zerbetto e Rodrigo Torres Edição: 2012 Páginas: 194Publicação: Iphan
Um documento minucioso destinado a especialistas, estudantes e público em geral, relatando os hábitos presentes na vida de inúmeros cidadãos e das particularidades territoriais dispersas pelas regiões brasileiras. Mostra a diversidade e a complexidade de processos que retratam um conjunto de práticas culturais e se constituem em diferentes dimensões do nosso patrimônio cultural, material e imaterial. As técnicas construtivas tradicionais são as formas pelas quais vários exemplares do patrimônio edificado foram erguidos e se mantêm íntegros até hoje.
-
A Igreja de São Francisco de Assis em Diamantina
Autor: Selma Melo Miranda Edição: 2009 Páginas: 335Publicação: Iphan/Programa Monumenta
Em março de 2008, foi concluída a restauração de um dos mais significativos monumentos de Diamantina, em Minas Gerais: a Igreja de São Francisco de Assis, tombada em 1949. As obras incluíram a recuperação arquitetônica do edifício e de seus elementos artísticos e bens integrados, com reparos das estruturas da edificação e da cobertura, com substituição das peças deterioradas e telhas, e reforma geral das instalações elétricas e de segurança, pintura e sistema de drenagem.
-
N.3 - A preservação do patrimônio documental através da produção de instrumentos de pesquisa arquivísticos e da implementação de repositórios arquivísticos digitais
Autor: Daniel Flores e Dhion Carlos Hedlund Edição: 2014 Páginas: 33 -
Vol. 4 - Entorno de bens tombados
Autor: Lia Motta e Analucia Thompson Edição: 2010 Páginas: 174Publicação: Iphan
Este livro é o resultado de pesquisa realizada nos acervos arquivísticos e bibliográficos do Iphan, no Rio de Janeiro, e da reunião de informações sobre o tema entorno de bens tombados. Um panorama da história e evolução conceitual do tema, desde as referências internacionais até a experiência brasileira, destacando o trabalho do Iphan a partir da aplicação das noções de visibilidade e vizinhança – definidas no Decreto-Lei nº 25 de 1937 – e, posteriormente, do conceito de entorno, que abrange a ambiência e a historicidade dos contextos que envolvem os bens tombados. Reprodução de documentos importantes, resultados de seminários e portarias que regulamentam procedimentos administrativos, incluindo entorno, e a proposta da criação do Livro de Entorno.