Publicações

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 1

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2007 Páginas: 48

    Publicação: Iphan

    Reúne obras clássicas da literatura infantil e juvenil e outros títulos premiados, cujas resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a diversidade cultural brasileira – as culturas indígena, afrodescendente e europeia; a memória como construção individual e coletiva; a cidade histórica e seu patrimônio arquitetônico, artístico e natural; a oralidade como transmissão do saber.

  • Vol. 2 - Anais da I Oficina de Pesquisa: a pesquisa histórica no Iphan

    Autor: Copedoc/Daf/Iphan Edição: 2008 Páginas: 148

    Publicação: Iphan

    Esta edição apresenta os Anais da I Oficina de Pesquisa, organizada pela Copedoc, em novembro de 2007, que teve como foco a prática da pesquisa histórica na instituição, priorizando o olhar sobre a ação da preservação do patrimônio cultural no tempo, bem como o objetivo de valorizar e problematizar a utilização do acervo documental do Iphan. Reúne artigos de historiadores e cientistas sociais do Iphan e de outras instituições, que discorrem sobre a prática da pesquisa durante o encontro. Arquivistas, museólogos e arquitetos das diversas unidades do Iphan participaram do evento.

  • Vol. 1 - Patrimônio: Práticas e Reflexões - Edições do Programa de Especialização em Patrimônio

    Autor: Copedoc/DAF/IPHAN Edição: 2007 Páginas: 428

    Publicação: Iphan

    Este livro inaugura a Série Patrimônio: Práticas e Reflexões, com a apresentação dos trabalhos da primeira turma de bolsistas do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), reunindo textos de pesquisadores das áreas de antropologia, arquitetura, direito, educação, história e museologia. Essa primeira edição reúne textos de bolsistas das áreas de antropologia, arquitetura,direito, educação, história e museologia. As reflexões abrangem uma diversidade significativa de objetos, como o patrimônio material e imaterial, e focalizam experiências em estados bastante distintos em relação aos desafios da preservação.

  • Dossiê 1 - Círio de Nossa Senhora de Nazaré

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2006 Páginas: 101

    Publicação: Iphan

    O Círio de Nossa Senhora de Nazaré é uma celebração religiosa que ocorre em Belém do Pará, inscrita no Livro das Celebrações em 2004. Os festejos, que envolvem vários rituais de devoção religiosa e expressões culturais, e reúnem devotos, turistas e curiosos de todas as partes do Brasil e de países estrangeiros, constituem um momento anual de reencontro e devoção.

  • Vol. 1 - Paisagem Cultural e Patrimônio

    Autor: Rafael Winter Ribeiro Edição: 2007 Páginas: 152

    Publicação: Iphan

    Apresenta os resultados das pesquisas realizadas no âmbito do Iphan, com a relação entre paisagem e patrimônio, recuperando experiências internacionais ao analisar a construção do conceito de paisagem cultural e sua adoção como categoria de preservação. O tema tem despertado muito interesse desde que a UNESCO instituiu, em 1992, a paisagem cultural como categoria para inscrição de bens na lista de patrimônio cultural, e o autor explora os processos de tombamento existentes no Arquivo Central do Iphan/Seção Rio de Janeiro, para compreender estratégias de atuação relacionadas a paisagens no contexto brasileiro, constituídas no campo de identificação e preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • A Ação Educativa no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular

    Autor: Lucilla Silva Telles Edição: 1a. Páginas: 8

     

     

     

  • Consequências funestas da cruel guerra contra Bonaparte e outros inventos da paixão

    Autor: Andrey Rosenthal Schlee Edição: 2016 Páginas: 16

    Auguste Henri Victor Grandjean de Montigny (1776-1850), antes de ser estudado como o arquiteto da “Colônia de Lebreton”, da “caravana francesa” ou da Missão Francesa de 1816, deve ser compreendido como um significativo exemplo de homem de seu tempo e, como tantos outros, testemunha ocular ou partícipe de alguns dos mais importantes momentos de consolidação do mundo contemporâneo. As transformações estruturais pelas quais passava a Europa no século XVIII – a primeira fase da Revolução Industrial (1750 a 1850) ou a Revolução Francesa (1789 a 1799), por exemplo – tiveram repercussão direta na vida do arquiteto.  

     

  • Educação Patrimonial: Inventários Participativos

    Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 136

    Publicação: Iphan

    A presente publicação é de livre acesso, destinada ao público em geral, podendo ser utilizada sem necessidade de licença, autorização ou cessão de direitos. Constitui-se, antes, em uma ferramenta de Educação Patrimonial criada para fomentar a discussão sobre patrimônio cultural e estimular a própria comunidade para que busque identificar e valorizar as suas referências culturais. A iniciativa visa propiciar aos usuários o contato com princípios de uma pesquisa de campo, técnicas básicas de levantamento documental, sistematização e interpretação de dados e difusão de informações.

  • Sítio Arqueológico Cais do Valongo - proposta de inscrição na Lista do Patrimônio Mundial

    Autor: Iphan/ Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Edição: 2016 Páginas: 259

    Publicação: Iphan

    Este documento contém a proposta de inscrição do Sítio Arqueológico Cais do Valongo na Lista do Patrimônio Mundial, encaminhada pelo Iphan e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro a UNESCO. O Cais do Valongo, situado na região portuária, zona central do Rio de Janeiro, foi um antigo cais de pedra construído no século XIX. Além do cais, durante mais de 50 anos, funcionou nessa área o mercado de escravos da cidade, onde estavam os depósitos e armazéns de escravos, o Cemitério dos Pretos Novos - que recebia os corpos daqueles que não resistiam às duras condições da travessia atlântica -, e o Lazareto da Gamboa, destinado à quarentena dos escravos doentes recém-chegados.

     

  • Pareceres do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural: Cidades Históricas, Conjuntos Urbanísticos e Arquitetônicos – Volume 1

    Autor: Nestor Goulart Reis Filho e Anna Elisa Finger (organizadores) Edição: 2016 Páginas: 320

    Publicação: Iphan

    Os pareceres do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, reunidos neste livro, são documentos fundamentais para todos os que se dedicam ao estudo dessa matéria. Permitem conhecer, na prática, os processos de trabalho do Iphan e os critérios de valor que presidem as políticas de proteção, bem como as especificações e as recomendações aplicáveis a cada caso. Entre os pareceres publicados, observa-se um crescimento acentuado do número de tombamentos urbanos durante a primeira década do século XX. Essa tendência explica o imenso desafio enfrentado pelo Iphan, atualmente, em suas ações de gestão dos bens após o tombamento como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

      

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin