Publicações

  • Séries - Práticas e Reflexões

    Vol. 1 - Patrimônio: Práticas e Reflexões - Edições do Programa de Especialização em Patrimônio

    Autor: Copedoc/DAF/IPHAN Edição: 2007 Páginas: 428

    Publicação: Iphan

    Este livro inaugura a Série Patrimônio: Práticas e Reflexões, com a apresentação dos trabalhos da primeira turma de bolsistas do Programa de Especialização em Patrimônio (PEP), reunindo textos de pesquisadores das áreas de antropologia, arquitetura, direito, educação, história e museologia. Essa primeira edição reúne textos de bolsistas das áreas de antropologia, arquitetura,direito, educação, história e museologia. As reflexões abrangem uma diversidade significativa de objetos, como o patrimônio material e imaterial, e focalizam experiências em estados bastante distintos em relação aos desafios da preservação.

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Saberes, Fazeres, Gingas e Celebrações

    Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 360

    Esta publicação reúne as principais ações de salvaguarda realizadas com os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil no período de 2002 a 2018. É apresentado um histórico do trabalho do Iphan com os bens registrados desde os primeiros reconhecimentos da dimensão imaterial dos patrimônios culturais em 2002. Marcos conceituais e procedimentos para operacionalização da política de salvaguarda do PCI também são descritos. O volume tem o objetivo de promover os bens culturais registrados e visibilizar centenas de ações realizadas em prol do apoio e valorização de seus detentores, bem como em busca de sua preservação e sustentabilidade cultural. 

  • Patrimônio Imaterial - Dossiês

    Dossiê 2 - Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2008 Páginas: 140

    Publicação: Iphan

    A Arte Kusiwa é um sistema de representação gráfica próprio dos povos indígenas Wajãpi, do Amapá, que sintetiza seu modo particular de conhecer, conceber e agir sobre o universo. Como Patrimônio Imaterial, ela foi inscrita no Livro de Registro das Formas de Expressão em 2002.

  • Patrimônio Imaterial - Dossiês

    Dossiê 3 - Ofício das Paneleiras de Goiabeiras

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2006 Páginas: 70

    Publicação: Iphan

    O saber envolvido na fabricação artesanal de panelas de barro foi registrado como Patrimônio Imaterial no Livro dos Saberes em 2002. O processo de produção no bairro Goiabeiras Velha, em Vitória (ES), emprega técnicas tradicionais e matérias-primas provenientes do meio natural. A panela de barro, fruto de um conjunto de saberes, constitui suporte indispensável para o preparo da típica moqueca capixaba.

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais - Cartilha 3 - Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira

    Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 40

    Publicação: Iphan

    O objetivo desta publicação é divulgar diretrizes para a salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2008. As ações de salvaguarda são instrumentos integrantes do macroprocesso Apoio e Fomento, que em conjunto com os macroprocessos identificação e reconhecimento, conformam o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais - Cartilha 2 - Salvaguarda de Bens Registrados Patrimônio Cultural do Brasil

    Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 40

    Publicação: Iphan

    Nesta cartilha é apresentada a forma como o Iphan vem atuando com os bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, os chamados Bens Registrados. Mais especificamente, serão detalhadas as diretrizes, demonstrados os procedimentos e descritos os eixos de ação que conformam a atuação institucional. Seu objetivo principal é demonstrar como o Iphan, por meio da execução de ações de apoio e fomento, em conjunto com a sociedade civil e instituições parceiras, realiza a salvaguarda de bens Registrados.

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais

    Autor: Natália Guerra Brayner Edição: 2009 Páginas: 32

    Publicação: Iphan

    Esta publicação apresenta as diretrizes e instrumentos que norteiam e tornam possíveis as atividades de identificação, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial. O Iphan pretende, também, promover uma reflexão crítica sobre essa política, de forma que todos os leitores percebam a importância da contribuição de cada um de nós, por meio da criatividade e do diálogo permanente, para o aperfeiçoamento dessas estratégias, instrumentos de salvaguarda e sua adequação aos contextos específicos de cada bem cultural.

  • Patrimônio Imaterial - Dossiês

    Dossiê 6 - Ofício das Baianas de Acarajé

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2007 Páginas: 104

    Publicação: Iphan

    Este bem cultural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos Saberes em 2005, consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Os Sambas, As Rodas, Os Bumbas, Os Meus e os Bois (2003 - 2010) - 2ª Edição

    Autor: Rogério Menezes Edição: 2010 Páginas: 122

    Publicação: Iphan

    Esta publicação informa sobre os fundamentos e instrumentos da política de salvaguarda e da dimensão imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro, e presta contas dos resultados e desafios enfrentados. Com base na percepção da necessidade de diferentes estratégias de preservação para essas duas dimensões do patrimônio cultural foi possível buscar formas de salvaguarda adequadas à especificidade dos bens culturais imateriais. Essa adequação tem importantes implicações sociais, políticas e culturais, e vem atender à demanda por recohecimento das “formas de expressão e dos modos de criar, fazer e viver” como patrimônio cultural brasileiro. 

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Os Sambas, As Rodas, Os Bumbas, Os Meus e os Bois (1936 - 2006) - 1ª Edição

    Autor: Rogério Menezes Edição: 2006 Páginas: 36

    Publicação: Iphan

    Nesta publicação estão os fundamentos e instrumentos da Política de Salvaguarda e da dimensão imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando aspectos e gestos essenciais da nossa vida cotidiana que, com muitos outros, são objeto das políticas de preservação cultural. Os bens culturais imateriais - jongos, violas, círios e ofícios, e muitos outros - são bens vivos mantidos pelas pessoas que os praticam. Preservá-los é valorizar seu conhecimento e ação, e a salvaguarda desses bens está orientada para a valorização do ser humano, a garantia e a melhoria das condições sociais, culturais e ambientais que permitem sua permanência.

Registros encontrados: 30

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin