Publicações
-
Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1
Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 18Publicação: Iphan/Ministério da Educação (Mec)
Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.
-
Educação Patrimonial: Orientações ao Professor - Caderno Temático 1
Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 65Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa
O primeiro Caderno Temático parte da concepção de Educação Patrimonial como processo sistemático, continuado e transversal a diferentes áreas do conhecimento. E trabalha conceitos como de patrimônio, memória, cidadania, museu, educação, entre outros.
-
Educação Patrimonial: Diálogos Entre Escola, Museu e Cidade - Caderno Temático 4
Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2015 Páginas: 61Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba
O número 4 desta série de cadernos patrimoniais retrata experiências de Educação Patrimonial por todo o Brasil que tomam os espaços educativos das escolas e dos museus como polos a partir dos quais se desenvolvem experiências sensoriais e interpretativas que extrapolam seus limites físicos e sua atuação institucional. A ampliação do limite entre o dentro e o fora, relatada em diversas experiências, incorpora novos elementos às práticas educativas comumente realizadas e revela como as referências culturais são palpáveis e acessíveis a qualquer cidadão ou cidadã, pois permeiam o cotidiano, a vizinhança e a cidade de todos.
-
Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas - Caderno Temático 5
Autor: Átila Bezerra Tolentino e Emanuel Oliveira Braga (orgs.) Edição: 2016 Páginas: 148Este texto é fruto da pesquisa sobre Educação Patrimonial como componente da Política Nacional de Patrimônio Cultural e apresenta uma concepção político-pedagógica mais progressista, em um contexto que favorece processos de preservação participativos e fundamentados na diversidade cultural e nas liberdades a ela associadas. Os autores dos artigos reunidos neste Caderno Temático trataram de temas como Políticas, relações de poder e ações afirmativas, Educação, patrimônio e sujeitos: diálogo democrático), e Dinâmica das emoções através da educação patrimonial pautada na arte/educação, entre outros.
-
Educação Patrimonial: Práticas e Diálogos Interdisciplinares - Caderno Temático 6
Autor: Iphan/Casa do Patrimônio da Paraíba Edição: 6ª Páginas: 83Nesta edição, a série apresenta diferentes olhares sobre a Educação Patrimonial a partir de distintas disciplinas, como Ciências Sociais, Engenharia, Urbanismo, História, Museologia, Design, Arquivologia, Arqueologia e Arte. Ao trilhar esses caminhos, demonstra-se o quanto a educação patrimonial pode ser interdisciplinar e o quanto está inserida nos espaços de vida e no cotidiano das pessoas. Os trabalhos publicados neste número resultaram de um amplo processo de seleção e têm, em comum, uma estreita relação com os princípios e diretrizes conceituais da Educação Patrimonial reafirmados pelo Iphan no documento Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos.
-
Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial
Autor: Evelina Grunberg Edição: 2007 Páginas: 24Publicação: Iphan
Este manual apresenta atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, jovens e adultos que frequentem ou não o ensino formal, para provocar neles uma atitude favorável em relação aos bens culturais que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, com uma metodologia especifica de trabalho, propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais ou bens imateriais.
-
Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados
Autor: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo Edição: 2010 Páginas: 132Publicação: Museu de Antropologia/UFG/Iphan
O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação Patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.
-
Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero
Autor: Selma de Oliveira Bastos Pires Edição: 2010 Páginas: 132Publicação: Iphan
Em 2009, os resultados do Projeto Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero foram sistematizados e deram origem a este livro. O projeto foi desenvolvido em três etapas, com a participação de 150 professores de escolas do Ensino Fundamental do Estado de Goiás.
-
Catálogo de Resultados do Fórum Juvenil de Patrimônio Mundial
Autor: Iphan Edição: 2010 Páginas: 68Publicação: Iphan
O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial oferece aos jovens e educadores uma oportunidade para trocar experiências e ideias em como se tornar envolvidos na conservação e preservação do patrimônio. O Fórum serve como um catalizador e desperta inspiração para desenvolver a educação ao Patrimônio Histórico e atividades participativas, e auxilia no estabelecimento de uma rede para mais cooperação a níveis regional e internacional.
-
Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 1
Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 72Publicação: Iphan/Superintendência no Estado do Maranhão
Esta coleção é resultado do projeto “Educação patrimonial nas salas de aula de Alcântara”, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.