Publicações

  • Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas - Caderno Temático 5

    Autor: Átila Bezerra Tolentino e Emanuel Oliveira Braga (orgs.) Edição: 2016 Páginas: 148

    Este texto é fruto da pesquisa sobre Educação Patrimonial como componente da Política Nacional de Patrimônio Cultural e apresenta uma concepção político-pedagógica mais progressista, em um contexto que favorece processos de preservação participativos e fundamentados na diversidade cultural e nas liberdades a ela associadas. Os autores dos artigos reunidos neste Caderno Temático trataram de temas como Políticas, relações de poder e ações afirmativas (Átila Tolentino e Emanuel Braga), Educação, patrimônio e sujeitos: diálogo democrático (João Lorandi Demarchi), e Dinâmica das emoções através da educação patrimonial pautada na arte/educação (Larissa Isidoro Serradela e Nivaldo Aureliano Léo Neto), entre outros.

  • Educação Patrimonial: Práticas e Diálogos Interdisciplinares - Caderno Temático 6

    Autor: Casa do Patrimônio da Paraíba Edição: 6ª Páginas: 83

    A Superintendência do Iphan na Paraíba, por meio de sua Casa do Patrimônio, apresenta o 6º número da série dos Cadernos Temáticos de Educação Patrimonial: práticas e diálogos interdisciplinares.

    Nesta edição, o Caderno Temático traz diferentes olhares sobre a educação patrimonial a partir de distintas disciplinas, como Ciências Sociais, Engenharia, Urbanismo, História,  Museologia,  Design,  Arquivologia,  Arqueologia  e Arte. Ao trilhar esses caminhos, demonstra-se o quanto a educação patrimonial pode ser interdisciplinar e o quanto está inserida nos espaços de vida e no cotidiano das pessoas.

    Os trabalhos publicados neste número, resultado de um amplo processo de seleção, também têm em comum a sua estreita relação com os princípios e diretrizes conceituais da educação patrimonial reafirmados pelo Iphan no documento “Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos”.  Nas palavras desse documento, “é preciso considerar o patrimônio cultural como tema transversal, interdisciplinar e/ou transdiciplinar, ato essencial ao processo educativo para potencializar o uso dos espaços públicos e comunitários como espaços formativos”. As reflexões e as experiências relatadas carregam essa marca e demonstram, em seu conjunto, o potencial da educação patrimonial em estar presente nos distintos campos de estudo.

    Ao chegar ao seu sexto número, a série de Cadernos Temáticos já se consolida como uma referência no campo da educação patrimonial, sobretudo como uma publicação específica na área. Tornou-se material básico, servindo a pesquisadores e profissionais da educação nos estudos ou na atuação profissional.

     

  • Guia Básico de Educação Patrimonial

    Guia Básico de Educação Patrimonial

    Autor: Maria de Lourdes Parreiras Horta, Evelina Grunberg e Adriane Queiroz Monteiro Edição: 1999 Páginas: 68

    Publicação: Iphan

    Publicação pioneira na área, o guia básico de Educação Patrimonial explicita a metodologia educativa proposta pelas autoras baseada em quatro etapas progressivas de apreensão concreta dos objetos e dos fenômenos culturais. Dirigido aos professores, estudantes, técnicos de museus e do patrimônio na exploração e utilização dos bens culturais e do meio ambiente histórico onde estão inseridos, demonstra como identificar, explorar e valorizar o Patrimônio Cultural Brasileiro, que pode estar no quintal da própria casa ou em uma oficina artesanal, no meio rural.

  • Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial

    Autor: Evelina Grunberg Edição: 2007 Páginas: 24

    Publicação: Iphan

    Este manual apresenta atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, jovens e adultos que frequentem ou não o ensino formal, para provocar neles uma atitude favorável em relação aos bens culturais que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, com uma metodologia especifica de trabalho, propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais ou bens imateriais.

  • Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Artigos e Resultados

    Autor: Euder Arrais Barreto, Joel Ribeiro Zaratim, Lídia dos Reis Freire, Márcia Bezerra, Maria Joana Cruvinel Caixeta, Vera Lúcia Abrantes D’Osvualdo Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Museu de Antropologia/UFG/Iphan

    O patrimônio cultural parece, pelo que se constata, empiricamente, um bem coletivo pouco sujeito à apropriação pela coletividade, caso não haja um trabalho de base, fundado no saber. É preciso atuar em Educação Patrimonial para evidenciar o significado de nossos bens culturais.

  • Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero

    Autor: Selma de Oliveira Bastos Pires Edição: 2010 Páginas: 132

    Publicação: Iphan 

    Em 2009, os resultados do Projeto Educação Patrimonial: Memória e identidade da Cidade de Goiás - Patrimônio pra que te quero foram sistematizados e deram origem a este livro. O projeto foi desenvolvido em três etapas, com a participação de 150 professores de escolas do Ensino Fundamental do Estado de Goiás.

  • Catálogo de Resultados do Fórum Juvenil de Patrimônio Mundial

    Autor: Iphan Edição: 2010 Páginas: 68

    Publicação: Iphan 

    O Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial oferece aos jovens e educadores uma oportunidade para trocar experiências e ideias em como se tornar envolvidos na conservação e preservação do patrimônio. O Fórum serve como um catalizador e desperta inspiração para desenvolver a educação ao Patrimônio Histórico e atividades participativas, e auxilia no estabelecimento de uma rede para mais cooperação a níveis regional e internacional.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 1

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 72

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado do Maranhão

    Esta coleção é resultado do projeto “Educação patrimonial nas salas de aula de Alcântara”, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro do professor - Volume 2

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 64

    Publicação: Iphan/Superintendência do Estado do Maranhão

    Esta coleção é resultado do projeto Educação Patrimonial nas salas de aula de Alcântara, que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem executando desde agosto de 2007: o objetivo central do projeto era a produção deste material didático, destinado às séries do Ensino Fundamental II.

  • Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação - Livro 1

    Autor: Iphan Edição: 2015 Páginas: 120

    Publicação: Iphan/Superintendência dio Estado do Maranhão

    A coleção de livros Patrimônio Contado: Alcântara, Cultura e Educação é o resultado do Projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Secretaria de Educação de Alcântara e a Universidade Federal do Maranhão,  desde o ano de 2007.

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