Prêmio Rodrigo: anunciados vencedores de 2019
Ações de sete estados vencem maior premiação do Patrimônio Cultural brasileiro
“Neste ano, tivemos muita dificuldade para escolher os projetos vencedores, pois todos são de excelência!”. A fala foi unânime entre os jurados ao anunciarem os ganhadores do Prêmio Rodrigo 2019. Cada uma das oito ações que refletem a riqueza dos bens culturais brasileiros receberá o prêmio de R$ 30 mil. Os trabalhos foram selecionados pela Comissão Nacional de Avaliação, que esteve reunida nos dias 26, 27 e 28 de agosto, na sede Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília (DF).
Divididos em duas categorias principais, os projetos vencedores deste ano são:
Rolé Carioca: Pelas Histórias do Rio, do Rio de Janeiro;
Milonga, repensando critérios de tombamento de terreiros, da Bahia;
Pinte seu Patrimônio, de Pernambuco;
Mina du Veloso, de Minas Gerais;
Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), de Pernambuco;
Feira de Trocas de Sementes e Mudas Tradicionais das Comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo;
Inventário Participativo dos Engenhos de Farinha do Litoral Catarinense, em Santa Catarina;
Tecendo Memórias, Contos e Cantos – Registro das histórias de tradição oral dos imigrantes italianos, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o edital, a partir da data de publicação da ata de reunião, haverá um prazo de cinco dias úteis para fase de interposição de recursos.
O Prêmio Rodrigo deste ano também fez uma homenagem aos projetos de excelência, que receberam Menção Honrosa.
Há mais de três décadas, o Prêmio Rodrigo valoriza e promove as ações de proteção aos bens culturais de todo o país. Para o diretor do Departamento de Cooperação e Fomento (Decof/Iphan), Marcelo Brito, a premiação dá visibilidade às ações produzidas no Brasil e fortalece as iniciativas empreendidas por diversos segmentos, tanto do poder público, empresarial e da sociedade civil brasileira. Ele destaca ainda “que o Prêmio representa um reconhecimento inestimável para todos aqueles que se dedicam a preservar e salvaguardar o Patrimônio Cultural Brasileiro”.
32ª Edição do Prêmio Rodrigo: Patrimônio Cultural do Sul
Em 2019, o Iphan está promovendo o Patrimônio Cultural do Sul do país. Desde que foi criada, a premiação vem se aperfeiçoando e estabelecendo novas propostas que refletem a evolução das políticas de valorização e proteção dos bens culturais. A partir de 2016, a Cerimônia de Premiação passou a ser realizada em diferentes estados, visando estimular a participação comunitária na celebração das conquistas de parceiros que se dedicam à proteção, promoção e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro. Por isso, em consonância com a proposta do Iphan, a celebração da 32ª edição do Prêmio Rodrigo acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.
Comissão Nacional de Avaliação
Presidida pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, a Comissão Nacional de Avaliação desempenha um papel de extrema relevância para a promoção dos bens culturais do Brasil. Responsável pela seleção dos trabalhos premiados, a comissão é formada por 20 profissionais, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, experientes, qualificados e envolvidos em caráter permanente com a promoção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Iris Lúcia Costa Santos – iris.santos@iphan.gov.br
(61) 2024-5531 - 2024-5511
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr